Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Simpósio Internacional de Biodiversidade promove integração e incentiva cooperação internacional - veja fotos

Publicado: Segunda, 16 Setembro 2013 05:22 | Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2013 13:49
05.09 SinbioDe 2 a 4 de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou o Simpósio Internacional de Biodiversidade, como parte da programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que celebra os 105 anos da Instituição. Durante três dias de intensa programação, estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior participaram de palestras, mesas-redondas e minicursos com a abordagem de seis temas principais: Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos e Algas; Café e Biodiversidade; e Biodiversidade dos Biomas. Ao todo, foram 27 prelecionistas de instituições renomadas no cenário nacional e 14 palestrantes convidados de oito países. Cada plenária contou com a participação de pesquisadores de referência em diferentes áreas, visando à discussão de assuntos relevantes e à ampliação de parcerias para a busca de soluções que tragam impacto no cenário ambiental e no agronegócio brasileiro. Durante o evento, estudantes, pesquisadores e alunos de escolas públicas de Lavras percorreram a Feira Planeta Futuro: Cultura e Sustentabilidade, com a exposição de produtos e tecnologias em diversos estandes e apresentações culturais. Seis núcleos de Estudos da universidade também apresentaram resultados de pesquisa com a interação dos visitantes. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, avaliou o Sinbio de forma positiva, em especial por propiciar um fórum entre estudantes e pesquisadores sobre temas da atualidade que influenciam o desenvolvimento humano e a preservação da biodiversidade, favorecendo novos contatos e parcerias de pesquisa com renomados pesquisadores. Além disso, o Sinbio foi uma oportunidade para alunos de Lavras visitarem a Universidade, incentivando-os a prosseguirem os estudos com a possibilidade de inserção no ensino superior. Para o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima, o Sinbio foi uma oportunidade de mesclar cultura, arte e ciência, favorecendo parcerias em pesquisas que vão ao encontro do projeto de internacionalização da UFLA. A coordenadora do evento, professora Rosane Freitas Schwan, enalteceu o Sinbio pela proposta de chamar a atenção de estudantes e docentes para a biodiversidade brasileira. O Simpósio representa uma preparação para o Congresso Internacional de Biodiversidade, que a UFLA sediará em 2015. Veja as galerias de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos Cibele Aguiar [nggallery id=202] Fotos Luiz Gustavo Pereira (estudante Letras EAD) [nggallery id=203] Assista a reportagem da TV Universitária [vsw id="58pT1p_icoY" source="youtube" width="425" height="344" autoplay="no"]    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.