Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Biodiversidade do Solo esteve em debate durante simpósio internacional na UFLA

Publicado: Quarta, 11 Setembro 2013 05:04 | Última Atualização: Sexta, 06 Setembro 2013 07:56
06.09 Sinbio plenária solosA Biodiversidade do Solo foi uma das seis temáticas em debate no Simpósio Internacional de Biodiversidade, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 2 a 4 de setembro. O evento permitiu a interação de estudantes e pesquisadores, com troca de experiências e prospecção de novas linhas de pesquisa. Coordenada pela professora Fátima Moreira, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), a plenária teve a participação de palestrantes de instituições de diversas regiões do Brasil (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Federal de Brasília - UNB, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Embrapa Agrobiologia e Embrapa Florestas), além da presença do professor Patrick Lavelle, da Université de Paris e membro da Academia de Ciências da França, com vasta experiência profissional em diversos países. O tema Biodiversidade do Solo foi abordado em 11 palestras, com ênfase em diferentes assuntos como: biodiversidade global, micro-organismos, microfauna, mesofauna e macrofauna e microssimbiontes radiculares. Esses temas foram abordados do ponto de vista taxonômico e funcional, ressaltando a importância da biodiversidade do solo para a sustentabilidade dos ecossistemas e produção agrícola. Internacionalização [caption id="attachment_25745" align="alignright" width="249"]Professora Fátima Moreira, Patrick Lavelle e o professor Marco Aurélio Carneiro Professora Fátima Moreira, Patrick Lavelle e o professor Marco Aurélio Carneiro[/caption] Na palestra de abertura, Patrick Lavelle ressaltou a necessidade de uma abordagem holística em função da complexidade, heterogeneidade e dinâmica do ecossistema solo. Pela primeira vez na UFLA, o pesquisador comentou sua experiência de parcerias desde 1995 no Brasil, em cooperação com instituições de pesquisa e universidades. Em especial, citou sua interação com a professora Fátima Moreira (UFLA), tendo participado em conjunto do Tropical Soil Biology in Fertility Program, programa de pesquisa internacional com fórum no Quênia, e também da Global Soil Biodiversit Assessment (GSBA), iniciativa global que investiga a biodiversidade do solo. Em sua avaliação, as apresentações no Sinbio foram muito interessantes, com a presença de pesquisadores muito envolvidos e com rica interação. Lavelle sinalizou para a possibilidade de ampliação da cooperação com mais pesquisadores e sugeriu que os participantes do evento criem um fórum permanente de discussão, com visão holística, dos temas que envolvem a biodiversidade. “Com o Sinbio, a UFLA demonstrou que tem muita projeção e capacidade de buscar financiamentos para novos projetos de pesquisa”, reforçou. Patrick Lavelle fez a palestra de abertura do Sinbio, apresentando o modelo geral do funcionamento do solo, com as especificidades de cada grupo e como eles se interagem.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.