Escolas Públicas de Lavras participam de roteiro sobre biodiversidade do solo em atividade na UFLA – veja fotos
Na semana passada, 480 alunos do Ensino Fundamental de 23 escolas públicas de Lavras participaram de uma atividade interativa de popularização da ciência “Conhecendo a Biodiversidade do Solo”, como parte da programação do Simpósio Internacional de Biodiversidade (Sinbio), realizado na Universidade Federal de Lavras de 2 a 4 de setembro.
Os alunos participaram de diversas atividades demonstrativas das caraterísticas do solo, como morada para os organismos, coleta de organismos e sua visualização ao microscópio, observação do sistema radicular de algumas plantas e sua relação com os organismos do solo. Eles tiveram ainda a oportunidade de conhecer coleções biológicas da UFLA, conhecer os livros ilustrados sobre o assunto, entre outras atividades interativas.
De acordo com a professora Fátima Moreira, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), o objetivo foi o de aumentar a compreensão sobre a importância dos diversos organismos do solo, como bactérias fixadoras de nitrogênio, fungos micorrízicos, formigas, minhocas, besouros rola-bostas, contribuindo para que os alunos passem a enxergar o solo como morada dos organismos essenciais à vida nos diferentes ecossistemas e à própria existência humana no planeta.
Cerca de 90 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFLA (DCS, DBI, DEN e DAG), do grupo BiosBrasil e de quatro núcleos de estudo (NECS, NESF, NIECO e NBD) participaram intensamente da atividade, organizando e ministrando palestras nas seis estações demonstrativas. O roteiro da biodiversidade também contou com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com a exposição do ônibus Ciência Móvel e apresentação sobre a importância da água e das principais pragas que atacam o cafeeiro.
Na avaliação da professora Fátima Moreira, ao acompanhar os alunos circulando entre as estações foi possível presenciar nos rostinhos as expressões de espanto e entusiasmo, o que contagia e motiva ainda mais a continuação desta importante relação entre a Universidade e a comunidade Lavrense. “A motivação e o entusiasmo de todos os envolvidos foram fundamentais para o sucesso desse evento, que deverá se repetir em outras oportunidades”, enfatiza.
Veja galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.
[nggallery id=212]