“Cinema com Vida” encerra semestre com exibição de “O inquilino sinistro”
Para finalizar as atividades do projeto “Cinema com Vida” no primeiro semestre letivo de 2013, a mostra “Mestres da Sétima Arte” exibirá o primeiro filme de suspense dirigido por Alfred Hitchcock:
O inquilino sinistro. A sessão será nesta quarta-feira, 11, às 14 horas no Museu de História Natural (Câmpus Histórico da UFLA).
O filme apresenta a chegada de um misterioso hóspede numa casa em Londres cuja proprietária alugava quartos mobiliados. O comportamento estranho do pensionista gera um clima de desconfiança diante da ocorrência de diversos crimes na cidade – de um assassino em série que só matava mulheres loiras.
Essa obra inaugura um tema recorrente na carreira de Hitchcock: a presunção do sujeito inocente perseguido pelo sentimento de culpa. A intenção de deixar um final ambíguo não foi autorizada pelo estúdio de cinema, na época. Diferentemente dos dois filmes anteriores (
The Pleasure Garden – 1925 e
The Mountain Eagle – 1926), é considerado o primeiro Hitchcock Picture porque foi produzido e dirigido pelo próprio, dando início à sua tradição como mestre do suspense.
Com apoio da
Fapemig, a Mostra de Cinema é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação – UFLA. O grupo tem como objetivo articular o trabalho de extensão em interface com a pesquisa sobre a arte cinematográfica e a sua importância para a formação cultural de professores (as) e licenciandos (as) na UFLA.
FICHA TÉCNICA
- Título original: The Lodger: A Story of The London Fog
- Lançamento: 1927
- Direção: Alfred Hitchcock
- Produção: Michael Balcon, Carlyle Blackwell
- Roteiro: Alfred Hitchcock, Marie Belloc Lowndes, Eliot Stannard, baseado na peça de Marie Belloc Lowndes
- Duração: 101 minutos
- Elenco: Ivor Novello (O Inquilino), Marie Ault (A Locatária), June (Daisy), Malcolm Keen (Joe).