Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Disciplina Tópicos Internacionais da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias reforça internacionalização

Publicado: Quinta, 19 Setembro 2013 05:21 | Última Atualização: Segunda, 16 Setembro 2013 14:19
11.09 tópicos internacionais 2No primeiro semestre de 2013, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ofereceu a disciplina Tópicos Internacionais (PMV-548), ministrada especialmente em língua inglesa e também com atividades em língua espanhola. A iniciativa surgiu do incentivo governamental para programas de intercâmbio e internacionalização das universidades, alavancada principalmente pelos programas “Ciência sem Fronteiras” e programas de Doutorado Sandwich (PDSE) da Capes. A disciplina contou com a participação da pesquisadora Allison Grace Rogers, da Universidade de Delaware (USA), e com videoconferências com o pesquisador Matthew Asmus, da Universidade de Purdue/EUA (assessorado pelo doutorando Matheus Soares da Silva Ferreira, estudante da UFLA em doutorado sanduíche naquela instituição) e com o professor Marc Yeste Oliveras, da Universitat Autònoma de Barcelona/Universitat (assessorado pelo estudante de graduação Luiz Gustavo Pessoa Rocha, que também realizou estágio pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Espanha). A disciplina faz parte do planejamento de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, coordenado pelo professor Márcio Gilberto Zangeronimo e pelo professor Luciano José Pereira (coordenador-adjunto). Durante o semestre letivo, os estudantes tiveram que realizar apresentações de seus trabalhos em inglês, além de participarem de seminários com pesquisadores visitantes estrangeiros. Segundo o professor Luciano Pereira, responsável pela disciplina, esta foi uma oportunidade ímpar de simular as situações vivenciadas durante estágio no exterior, com apresentações de trabalhos, participações em seminários em língua estrangeira. “Essas atividades são muito importantes para antecipar as situações a serem enfrentadas no exterior”, completa. Durante o encerramento da disciplina, professores da UFLA também foram convidados a apresentarem outras línguas de pesquisa, promovendo a interação com o Departamento de Ciências Humanas (DCH), com a apresentação da professora Patrícia Almeida e do Setor de Clínica de Pequenos Animais, com a participação da professora Ruthnéa Muzzi (DMV). A disciplina Tópicos Internacionais será ofertada todos os anos, no primeiro semestre letivo.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção