Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Professora da UFLA participa de workshop sobre qualidade e padronização da cachaça
A finalidade do workshop foi apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pelo Mapa sobre os parâmetros da cachaça (especialmente a respeito da presença de carbamato de etila) e debater iniciativas para adequação da indústria em relação aos contaminantes da bebida e riscos identificados.
A incidência da substância enfocada pela professora Maria das Graças é comum em alimentos e bebidas fermentadas, mas possui natureza tóxica. “Portanto, sua caracterização e quantificação nos produtos é importante”, explica a docente da UFLA.
Cada país possui regulamento próprio para controlar a importação e a produção de bebidas alcoólicas. A legislação brasileira adotou em 2005 o mesmo padrão do Canadá sobre a presença de carbamato de etila nas bebidas destiladas (150 µg L-1) e deu um prazo de nove anos para que os produtores se adequem ao valor.
O workshop contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Inmetro e universidades brasileiras.
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.


