Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA participam do Repict

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 03 Outubro 2013 07:12 | Última Atualização: Segunda, 30 Setembro 2013 12:12
Repict-NintecO XVI Encontro da Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (Repict) foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro. O encontro discutiu questões relacionadas à Propriedade Intelectual (PI), como novas estratégias inovadoras sob os aspectos de PI na indústria de esportes, mecanismos de apoio para obtenção de financiamento para a PI no Brasil, o potencial da PI nas áreas de entretenimento, o uso estratégico da propriedade intelectual para uma empresa global, os desafios para o desenvolvimento de produtos biológicos (da prova de conceito para o mercado), a resolução de conflitos em contratos de transferência de tecnologia e modelos de parceria em PI. O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec) foi representado pelas gestoras de Ciência e Tecnologia, Iara Santos e Andréia Lima. “A participação do Nintec em eventos desse nível é de grande valia, pois, além de proporcionar a troca de conhecimentos, pudemos estreitar contatos. No encontro, foi mostrada a evolução da Propriedade Intelectual no Brasil e a importância da criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas universidades, através dessa iniciativa a cultura empreendedora vem sendo desenvolvida e as pessoas passam a ver a inovação como chave para a competitividade”, avaliou Iara. Durante o encontro foram levantados alguns pontos para a sobrevivência dos Núcleos de Inovação Tecnológica, entre eles está o trabalho dos aspectos relacionados aos conflitos de interesse das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), os conflitos de interesse público versus privado, os novos produtos e serviços, a gestão tecnológica empresarial, a falta de visão de mercado, a instabilidade nas gestões, a falta de cultura nacional de parcerias tecnológicas, a falta de segurança jurídica para os gestores e as diferentes interpretações das procuradorias. Repict A Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia é uma das Redes Temáticas que integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, composta por instituições sediadas neste Estado que trabalham, em conjunto, na concepção e implementação de ações estratégicas relacionadas à propriedade intelectual. A Repict tornou-se referência nacional por sedimentar a cultura da propriedade intelectual e a prática da comercialização de tecnologia nas Instituições Científicas e Tecnológicas Brasileiras desde 1998, por meio do seu Encontro Anual de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia.
Vanessa Trevisan – jornalista Nintec/Inbatec/Lavrastec
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.