Professor José Oswaldo Siqueira receberá condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico
O professor José Oswaldo Siqueira, que atuou por 38 anos no Departamento de Ciência do Solo da UFLA (DCS), será condecorado com a insígnia Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A cerimônia de entrega será no dia 21 de outubro, às 10 horas, no Auditório do Museu Nacional, em Brasília (DF).
A condecoração é um reconhecimento pela contribuição do professor José Oswaldo ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. A escolha dos agraciados, pela Ordem Nacional do Mérito Científico, começa com a proposição de personalidades, que são avaliadas por uma comissão técnica encarregada de apreciar seu mérito.
Hoje pesquisador do Instituto Tecnológico Vale, José Oswaldo é especialista em bioquímica e microbiologia do solo, atuando em degradação e reabilitação, produção e sustentabilidade agrícola.
Pela UFLA, José Oswaldo aposentou-se como professor titular, foi pró-reitor de Pesquisa e recebeu o Mérito Universitário; sua graduação, em engenharia agronômica, foi pela ESAL. Foi diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, tendo contribuído com diversas outras instituições. Sua produção científica inclui a autoria/coautoria de mais de 180 artigos em periódicos, 10 livros, 34 capítulos e três patentes licenciadas em com produto comercializado.