Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Repositório Institucional da UFLA é citado na 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

Publicado: Sexta, 18 Outubro 2013 14:18 | Última Atualização: Quarta, 16 Outubro 2013 08:26
16.10 repositório institucionalDe 6 a 9 de outubro, as bibliotecárias da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Simone Medeiros e Eliana Bernardes participaram da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, na Universidade de São Paulo (USP). O evento teve como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto. A conferência reuniu as comunidades brasileiras e portuguesas que desempenham atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida nas instituições de pesquisa e ensino superior, em especial às publicações em revistas de artigos científicos, livros e dados de pesquisa. Os temas centrais versaram sobre questões como: políticas públicas de acesso aberto, políticas de informação, direitos autorais e acesso aberto, percepção do acesso aberto, a ciência aberta e a gestão de dados de pesquisa, tecnologias aplicadas a repositórios científicos, revistas e editoras de acesso aberto e repositórios institucionais. A participação da UFLA neste evento foi importante pela oportunidade que as bibliotecárias tiveram de trocar informações com outros gestores de repositórios institucionais, conhecer novas práticas e diretrizes para nortear o desenvolvimento das atividades no RiUFLA. Acesso aberto O Repositório Institucional é composto pelo depósito da produção intelectual e demais informações geradas na Universidade, pela autoria ou coautoria de docentes, discentes de mestrado e doutorado, pesquisadores e técnicos. Na UFLA, o projeto piloto foi implantado no Departamento de Administração e Economia (DAE), em fevereiro de 2013, sendo divulgado nas assembleias dos demais departamentos.  O acervo inclui as teses e dissertações defendidas na Universidade, além de artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. De acordo com a equipe do RiUFLA, apesar do pouco tempo de implantação, a iniciativa já vem colhendo bons resultados. A equipe já serviu de suporte a três universidades para a implantação de seus repositórios e o RiUFLA aparece em pesquisa sobre o tema, como a que foi apresentada na Conferência, onde destaca o panorama dos repositórios brasileiros. Confira dados estatísticos no artigo: http://biblioteconomia.org/pagina-exemplo/panorama-dos-repositorios-institucionais-de-instituicoes-de-ensino-superior-no-brasil/  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.