Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professores do DCH elaboram projeto para formação política de agentes públicos

Publicado: Terça, 26 Agosto 2014 05:26 | Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2013 07:19
reunião fundação ulysses guimarães Professores do Departamento de Ciências Humanas da UFLA, da área de Sociologia, estão elaborando um projeto de formação política para bases, visando, inicialmente, aos vereadores de Lavras. Este projeto se assemelha à Escola do Legislativo, iniciativa que foi implantada com sucesso em várias localidades brasileiras – porém, se dará em nível municipal. Com o intuito de conhecer experiências de instituições promotoras de cursos nessa área, a equipe da UFLA reuniu-se com representantes da Fundação Ulysses Guimarães, que oferece cursos de formação política e dispõe de vasto material. O encontro ocorreu na tarde do dia 22 de outubro, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O pró-reitor, professor Nilton Salvador, o servidor Renzo Alhan Rabiço, e os docentes Conrado Pires de Castro, Debora Cristina de Carvalho, Marcelo Sevaybricker Moreira e Vera Simone Schaefer Kalsing receberam os representantes da Fundação: Ronan Tito (membro do Conselho Curador, ex-senador e ex-deputado federal), Itamar de Oliveira (presidente da filial mineira) e Rafaela Oliveira (coordenadora e tutora de cursos de educação a distância). Os representantes da Fundação apresentaram os propósitos da instituição, falaram sobre sua história e sobre os cursos, materiais e palestras que podem ser oferecidos. A Fundação Ulysses Guimarães possui um programa de formação política continuado, voltado para legisladores, candidatos e público interessado na área. Os cursos, independentes e gratuitos, são oferecidos desde 2007. Para os professores da UFLA, a contribuição na formação técnica e política de agentes públicos de base vai ao encontro da prática da democracia e de preceitos constitucionais. O projeto deverá proporcionar mais entendimento sobre os procedimentos da gestão pública, sobre da importância do papel da municipalidade na construção da política nacional e, consequentemente, melhoria dos serviços. De acordo com a professora Débora, este contato inicial serviu para conhecer a Fundação e, a partir de agora, analisar o material elaborado pela instituição, para detectar a possibilidade de utilização no projeto da UFLA, de caráter extensionista.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção