Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Reitor da UFLA preside reunião do Foripes com comitiva da Unesco para discutir parcerias

Publicado: Segunda, 04 Novembro 2013 14:45 | Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2013 07:52
Scolforo no IESALCA crescente expansão dos conteúdos digitais e a expectativa de que esses conteúdos levem educação a distância a um número cada vez maior de pessoas foi a pauta de reunião nesta quarta-feira (23), na sede do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – Foripes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A reunião, presidida pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Scolforo, contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, além de integrantes do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC). A comitiva da IESALC veio à capital mineira para tratar de assuntos referentes ao estabelecimento de uma cátedra de ensino a distância em língua espanhola e portuguesa, de uma rede de bibliotecas virtuais, além de uma cátedra de educação para as águas. Esteve também em pauta a fundação de uma Plataforma de Mobilidade Acadêmica, a criação de um fundo para apoiar a formação de doutorandos latino-americanos nas IPES, a apresentação do Sistema de Informação de IES da América Latina (Infoaces) e do Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe (Mesalc) e o estabelecimento de um fundo de mobilidade associado ao ensino da língua espanhola como língua estrangeira. Durante a visita, o diretor do IESALC, Pedro Henríquez Guajardo, apresentou o portfólio de projetos do Instituto e sinalizou sobre a construção de alianças de cooperação. Outro assunto tratado na reunião foi a criação e desafios para a consolidação da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, apresentada à comitiva internacional. Segundo o secretário Narcio Rodrigues, Minas Gerais sai mais uma vez na frente com a criação da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Sectes, que objetiva ampliar as possibilidades de qualificação profissional por meio do ensino a distância. "Tenho certeza de que estamos caminhando para avanços extraordinários na questão da virtualização, que proporciona a interiorização e a democratização do acesso ao conhecimento, que é o grande desafio da sociedade moderna", afirmou. Participaram também da reunião, a secretária de Estado de Educação, professora Ana Lúcia Gazzola; o presidente do Unesco-Hidroex, professor Octávio Elísio; o assistente das relações com os estados membros do IESALC, José Antônio Quinteiro Goris; a coordenadora de educação da Unesco Brasil, Maria Rebeca Otero; o coordenador de Relações Institucionais do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), Gilberto Caixeta; a coordenadora responsável pela estruturação da Biblioteca Virtual do Uaitec, Zilmar Cardoso e o diretor do Centro de Educação à Distância da Unimontes, professor Jânio Marques Dias. Foto: divulgação/Sectes Texto: Cibele Aguiar, com informações da Assessoria de Comunicação da Sectes    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.