UFLA sedia seminário sobre inovação tecnológica no agronegócio

Publicado: Segunda, 28 Outubro 2013 08:48 | Última Atualização: Sexta, 25 Outubro 2013 06:15
seminário agronegócio aberturaO seminário Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País – Inovação no Agronegócio ocorre na UFLA e foi aberto no Auditório Professor Magno Antonio Patto Ramalho, na tarde de 24 de outubro. A solenidade de abertura contou com a participação da vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Sérgio Pedini; do presidente da Fundação Mantenedora do Inatel, professor José Geraldo de Souza; e do membro da empresa Terra Jr, Raul de Oliveira Santos. Para o professor José Geraldo, a novidade trazida neste seminário é a integração entre as instituições, cujos temas (saúde, agronegócio e tecnologia da informação) considerou como “pilares” da microrregião. O evento, na UFLA, integra uma das etapas de um evento maior, que aborda assuntos relacionados às instituições promotoras. A professora Édila também destacou que a atividade em Lavras integrou uma ação maior. Sobre o agronegócio, a vice-reitora observou a necessidade de agregar valor aos produtos, especialmente às commodities, por meio de inovações, e uma transformação no meio acadêmico: os pesquisadores estão sendo mais cobrados a gerar inovações tecnológicas e não apenas artigos científicos. Durante a tarde, representantes do Ministério da Agricultura, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Agricultura e da UFLA realizaram palestras e apresentações técnicas sobre políticas governamentais, expectativas, custos de produção e cadeias do café, leite e carne. No dia 25, as palestras abordarão inovação, aplicações tecnológicas e desenvolvimento regional e sustentável. O seminário é promovido em conjunto pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e UFLA. A melhoria regional das áreas de atuação dessas entidades, com o planejamento de ações integradas, é o objetivo do evento. A primeira etapa ocorreu na Univás, tentando buscar ações para melhoria dos serviços de saúde na região. A segunda foi sediada na Unifei, com o tema tecnologia da informação e comunicação. Um seminário no Inatel, no dia 21 de novembro, concluirá os encontros e definirá ações práticas. Veja a programação do dia 25 (sexta-feira):
  • 8h30 - Apresentação Técnica – IV: Aplicações Tecnológicas em Agronegócio. João Paulo Carvalho Henriques – INATEL
  • 9h15 - Apresentação Técnica – V: Impactos do Parque Científico e Tecnológico de Lavras no Agronegócio. Wilson Magela Gonçalves – UFLA
  • 10 horas - Intervalo
  • 10h30 - Painel de Debates: O Agronegócio e o Desenvolvimento Regional Sustentável. Patrícia de Fátima P. Goulart – Secretária Municipal de Assuntos Rurais – Lavras/MG
  • 11h15 - Encerramento