Professora da Faculdade Zumbi dos Palmares falou sobre as representações da mulher no jornalismo

Publicado: Quinta, 07 Novembro 2013 05:35 | Última Atualização: Terça, 05 Novembro 2013 09:30
Palestra Mulher no gênero jornalísticoNa segunda-feira (4/11), a professora da Faculdade Zumbi dos Palmares Luciana Soares da Silva esteve na Universidade Federal de Lavras, onde ministrou a palestra: “As representações da mulher no discurso jornalístico”, no anfiteatro da Biblioteca Universitária. Utilizando alguns jornais para abordar esta pesquisa, Luciana Soares da Silva falou sobre a forma que o sexo feminino é tratado pela mídia através do gênero e da linguagem, sendo encarada como objeto de dominação por parte do homem. Foram exibidas imagens dos vários tipos de violência que as mulheres sofrem. Luciana abordou o termo “faxina”, nome dado pela mídia em 2011 aos cortes que a presidente Dilma Rousseff fez nos ministérios por causa de escândalos de corrupção, e comparou com uma capa da revista Veja, de 1989, na qual aparece a imagem do então candidato à Presidência da República, Fernando Collor de Mello, cujo título era: “O caçador de marajás”. Segundo Luciana Soares, quando a mulher está na mídia é tratada como “musa”, objeto de desejo sexual. Na visão da sociedade brasileira, mesmo tendo conquistado espaços em lugares que antigamente eram de dominação masculina, é encarada como “dona de casa”.
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom