Mostra de Cinema exibirá série sobre ficção científica

Publicado: Sexta, 08 Novembro 2013 05:10 | Última Atualização: Quarta, 06 Novembro 2013 09:00
[caption id="attachment_27664" align="alignright" width="249"]Cena do filme "Metropolis", que será exibido nesta sexta-feira (8) Cena do filme "Metropolis", que será exibido nesta sexta-feira (8)[/caption] O gênero ficção científica é quase tão antigo quanto o próprio cinema. Apesar disso, é um estilo que se renova e agrada fãs de todas as idades. A Mostra de Cinema UFLA iniciará nesta sexta-feira (8/11) a série “Ficção científica através dos tempos”, com a exibição de clássicos do gênero a filmes atuais. Os primeiros da série são o curta-metragem A Viagem à Lua (1902), de George Meliers, e Metropolis (1927) de Fritz Lang. A exibição deles será no dia 8, às 16 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária.  Metropolis - Imaginando como seria o mundo futuro, o filme se passa em 2026. Os poderosos isolaram a classe operária no subsolo, para que trabalhassem em prol do sustento da cidade, na superfície. A diferença entre classes sociais e a preocupação com a mecanização dos centros urbanos são visíveis na obra, que contém muitos efeitos especiais e cenas de forte impacto visual. A viagem à Lua - Pioneiro do gênero, o filme conta a história de uma viagem de exploração à lua feita por vários professores. No astro, eles encontram habitantes hostis e só conseguem escapar deles devido a uma curiosa maneira de exterminá-los. É desse filme a clássica imagem de um foguete aterrissando no olho direito da lua. Confira as exibições da série “Ficção científica através dos tempos”:
  • 8/11 - A Viagem à Lua (1902, George Meliers) / Metropolis (1927, Fritz Lang)
  • 22/11 - 2001: uma odisseia no espaço (1968, Stanley Kubrick)
  • 6/12 - THX 1138 (1977, George Lucas)
  • 24/1 - Blade Runner: O caçador de androides (1982, Ridley Scott)
  • 14/2 - Mr Nobody (2009, Jaco Van Dormael)
Mais informações podem ser encontradas na pagina da Mostra no Facebook: www.facebook.com/Cinemaufla.