1° Seminário de Redes Veiculares ocorrerá no dia 20/11

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 21 Novembro 2013 08:05 | Última Atualização: Terça, 19 Novembro 2013 15:22

redes veicularesNo dia 20/11 será realizado o 1° Seminário de Redes Veiculares, no Anfiteatro do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Lavras, às 16 horas.  Haverá palestras e discussões científicas a respeito deste tema.

Redes ad hoc (Vehicular Ad Hoc Network – VANETs) realizam a comunicação de dados entre veículos, com o auxílio de sensores e componentes fixos na beira das estradas (gateways, roteadores e serviços). São responsáveis por fornecerem informações como condições de tráfego, segurança do trânsito e avisos de acidentes, além de acesso à internet e aplicações de entretenimento.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 3829-1937 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O evento é gratuito.

Confira a programação:

• 16h – Abertura – Prof. Luiz Henrique Andrade Correia – DCC/UFLA
  • 16h20 – Redes Veiculares Híbridas – Prof. Luiz Henrique Andrade Correia – DCC/UFLA
  • 16h50 – Avaliação e experimentação de comunicações veiculares no padrão IEEE 802.11p - Vladimir Píccolo Barcelos (Mestrado) – DCC/UFLA
  • 17h20 – Aplicação para smartphones para segurança no trânsito – Carlos Daniel Drury (aluno da Graduação) – DCC/UFLA
  • 17h50 – Sistema de informações em tempo real de segurança de trânsito utilizando redes veiculares - Thiago Carvalho Amarante (Mestrado) – DCC/UFLA
  • 18h30 – Difusão de dados em redes veiculares: análise experimental e desafios – Prof. Daniel Fernandes Macedo – DCC/UFMG
  • 19h – A utilização de agentes de software para transporte de dados em redes veiculares – Luiz Augusto G. Costa (Mestrado) – DCC/UFLA
  • 19h30 – Redes veiculares utilizando ZigBee – Antônio Rafael Santana (Mestrado) – DCC/UFLA
  • 20h – Roteamento Inteligente em Redes Oportunistas – Hewerton Enes (Mestrado) – DCC/UFLA
Leonardo Assad - jornalista - bolsista Ascom. Com informações de Mônica Faria - bolsista Ascom/DCC