Mostra de Cinema exibirá o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 22 Novembro 2013 15:55 | Última Atualização: Sexta, 22 Novembro 2013 08:21
2001Dando continuidade à série com obras de ficção científica, a Mostra de Cinema da Universidade Federal de Lavras exibirá hoje o filme 2001: Uma Odisseia no espaço, do diretor norte-americano Stanley Kubrick, contando com o apoio do escritor e autor do livro 2001: A Space Odyssey, Arthur C. Clarke. O evento ocorrerá às 16 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária. O filme foi exibido pela primeira vez em 1968, mostrando a relação do homem com o universo. Apesar da estreia ter ocorrido em uma época em que o preto e branco predominava na televisão, o tema abordado continua atual para a sociedade. O diretor se preocupou em mostrar a evolução do ser humano da fase pré-histórica até o mundo moderno. Sinopse - Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Ficha Técnica:
  • Título Original - 2001 - A Space Odissey
  • Gênero - Ficção Científica
  • Tempo de Duração - 149 minutos
  • Ano de Lançamento (EUA) - 1968
  • Estúdio - MGM / Polaris
  • Distribuição - MGM
  • Direção - Stanley Kubrick
  • Roteiro - Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
  • Produção - Stanley Kubrick
  • Direção de Fotografia - Geoffrey Unsworth e John Alcott
  • Direção de Arte - John Hoesli
  • Figurino - Hardy Amies
  • Edição - Ray Lovejoy
  • Efeitos Especiais – MGM
Elenco:
  • Keir Dullea (David Bowman)
  • Gary Lockwood (Frank Poole)
  • William Sylvester (Dr. Heywood R. Floyd)
  • Leonard Rossiter (Smyslov)
  • Margaret Tyrack (Elena)
  • Robert Beatty (Dr. Halvorsen)
  • Sean Sullivan (Michaels)
  • Douglas Rain (Voz de HAL 9000)
Confira os próximos filmes da Mostra de Cinema, série ficção científica:
  • 6/12 - THX 1138 (1977, George Lucas)
  • 24/1 - Blade Runner: O caçador de androides (1982, Ridley Scott)
  • 14/2 - Mr Nobody (2009, Jaco Van Dormael)
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom