Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto “Léo, o Robô de Da Vinci” foi encerrado – veja fotos

Publicado: Terça, 26 Novembro 2013 12:38 | Última Atualização: Segunda, 25 Novembro 2013 07:10
IMG_1540Quatro equipes formadas por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Cristiano de Souza apresentaram seus protótipos construídos a partir de esboços de Leonardo Da Vinci na manhã da última sexta-feira (22). A apresentação e avaliação dos trabalhos marcou o encerramento do projeto “Léo, o Robô de Da Vinci”, que contou com a participação de professores da UFLA. Cada um dos grupos montou uma maquete: uma embarcação adaptada com remos a manivela; uma ponte; o ornitóptero (máquina voadora idealizada pelo artista/cientista); e uma catapulta. Vinte e quatro estudantes participaram do projeto. Durante a apresentação, eles tiveram como tarefa explicar como foi o desenvolvimento da maquete, bem como os princípios científicos que explicariam o funcionamento das ferramentas idealizadas por Da Vinci. A comissão organizadora premiou o projeto da ponte, levando em consideração que o grupo conseguiu construí-la em uma escala real, diferente das outras equipes. Nos demais aspectos, no entanto, os grupos obtiveram pontuação semelhante. A ponte foi construída com toras de eucalipto que se apoiaram uns nos outros, por encaixes, formando um arco – sem qualquer utilização de pregos, amarras ou fixadores. A equipe vencedora, formada pelos estudantes Elizandra do Carmo Leandro, Jean Paulo Oliveira, Letícia Aparecida da Silva e Stanley Phelipe Machado Silva, ganhou quatro kits para montar o robô Leo, idealizado por Leonardo Da Vinci. Para o coordenador do projeto, professor Roberto Alves Braga Júnior (DEG), um dos principais pontos da realização foi demonstrar a interdisciplinaridade no exercício da engenharia. A motivação aos estudantes foi outro aspecto ressaltado: “Nos projetos de robótica que temos realizado, observamos que o estímulo à participação é um item fundamental. Quando ele é dado, o interesse e os resultados surgem”, afirmou. A comissão de avaliação teve a participação dos professores da UFLA Ricardo Magalhães (DEG), Raphael Winckler de Bettio (DCC) e Ronei Ximenes Martins (DED). Da Escola Cristiano de Souza, participaram a diretora, professora Shirley Mara Pereira Vilela, e o vice-diretor, João Bosco Alves. Dois graduandos em Engenharia de Controle e Automação, um de Ciência da Computação e uma do Departamento de Educação também integraram a iniciativa. A escola foi a única de Minas Gerais a participar do projeto. [nggallery id=236]  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.