DAG realiza diversas ações de internacionalização

Publicado: Quarta, 27 Novembro 2013 11:31 | Última Atualização: Terça, 26 Novembro 2013 05:22
[caption id="attachment_28327" align="alignleft" width="249"]Prof. Groening durante a apresentação do seminário Prof. Groening durante apresentação de seminário[/caption] Atendendo ao processo de internacionalização da Universidade Federal de Lavras, o Departamento de Agricultura (DAG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, realizou diversas ações durante o ano. No último bimestre, a UFLA recebeu a visita de pesquisadores, bem como enviou trabalhos para eventos no exterior. O professor Charles Spillane, da National University of Ireland – NUI (Galway, Irlanda), realizou em 23 de outubro uma conferência no DAG para professores e alunos. Chefe do Laboratório de Genética e Biotecnologia da NUI e coordenador do Plant and Agricultural Biosciences Centre (PABC), ele apresentou suas linhas de pesquisa. [caption id="attachment_28326" align="alignright" width="249"]Prof. Spillane apresenta-se no DAG Prof. Spillane apresenta-se no DAG[/caption] O Plant and Agricultural Biosciences Centre (PABC) é voltado para a cooperação entre grupos de pesquisa de instituições públicas e privadas, que pesquisa produtos e processos inovadores para a agricultura, com foco em quatro principais temas: inovação, sustentabilidade, diversidade e descoberta. Nas suas áreas de pesquisa registram-se Biotecnologia e Genética de Plantas e Animais, Bioinformática, Câncer e trabalhos com miRNAs. O Laboratório de Genética e Biotecnologia do NUI é um renomado centro de pesquisa da Irlanda. O doutorando Cleiton Lourenço de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, realiza atualmente Doutorado Sanduíche nesse laboratório, orientado pelo professor Luiz Antônio Augusto Gomes. A visita do Dr. Spillane foi realizada a convite dos professores Luiz Antônio Gomes e Matheus de Souza Gomes (Universidade Federal de Uberlândia – Campus de Patos de Minas), e teve como objetivo estreitar relações entre as universidades envolvidas, possibilitando intercâmbios e convênios futuros. ASA, CSSA e SSSA International Annual Meeting [caption id="attachment_28329" align="alignleft" width="249"]Prof. Renzo Von Pinho levou suas pesquisas a evento nos EUA Prof. Renzo Von Pinho levou suas pesquisas a evento nos EUA[/caption] O professor Renzo Von Pinho participou do International Annual Meeting of American Society of Agronomy (ASA), Crop Science Society of American (CSSA), Soil Science Society of American (SSSA). O evento foi realizado em Tampa, Flórida, de 3 a 6 de novembro, e foi uma oportunidade de divulgar os resultados de suas pesquisas realizadas na UFLA, além de realizar interessantes contatos. Disciplina em Inglês [caption id="attachment_28328" align="alignright" width="249"]Prof. Groening e os estudantes da disciplina ministrada Prof. Groening e os estudantes da disciplina ministrada[/caption] De 3 a 9 de novembro, o professor Gert Groening, da Universidade de Berlim (Alemanha), atuou no DAG como professor visitante, ministrando disciplina para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Na disciplina, “Tópicos Avançados em Fitotecnia”, os alunos fizeram a apresentação de seminários em idioma inglês. O professor Groening ainda fez a apresentação do seminário “My approach to research in garden culture and open space development” para todos os estudantes e professores do Departamento na disciplina Seminários, destacando a sua brilhante carreira como professor e pesquisador. Além das aulas e seminário, o professor conheceu os projetos de espaços verdes de Lavras, em reuniões com membros Secretaria de Meio Ambiente e audiência com o prefeito municipal Marcos Cherém. A visita realizada à UFLA e ao Brasil foi a convite das professoras Patrícia Paiva (DAG/UFLA) e Vivian Loges (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE).
Com informações de Nathan Jhon Lopes - bolsista Ascom/DAG