Projeto “Formação de consumidores conscientes” realizou curso com estudantes

Publicado: Terça, 03 Dezembro 2013 05:35 | Última Atualização: Sexta, 29 Novembro 2013 09:40
curso consumidores alimentosA oferta de produtos alimentícios processados e in natura é gigantesca. Eles variam em composição, embalagem e público-alvo. Para formar consumidores mais conscientes a respeito das propriedades dos alimentos, o PET – Engenharia de Alimentos realizou, nos dias 25 e 27, um curso na Escola Estadual Cristiano de Souza, para estudantes da 7ª série do ensino fundamental. No primeiro dia, foram feitas apresentações e, no segundo, uma gincana para colocar em prática os temas apresentados. O projeto "Formação de consumidores conscientes" tem como objetivo formar consumidores capazes de selecionar os melhores alimentos, analisando: as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens; as melhores formas de higienizar diferentes tipos de alimentos, visualizando os riscos contidos em alimentos que não foram submetidos a um tratamento de higienização adequado; e as melhores formas de armazenamento do produto na residência. curso alimentos consumidoresComo os alimentos são ricos em fontes energéticas, estão sujeitos à contaminação microbiológica, degradação por reações enzimáticas e químicas, e podem ser contaminados por metais pesados e outros componentes constituintes das embalagens. Outro fator que também atinge a qualidade dos produtos consumidos é a forma de higienização e armazenamento, visto que cada alimento possui diferentes composições e são essas que irão determinar o método e as condições de armazenamento. O público-alvo do projeto é formado por crianças e adolescentes. Nessas faixas etárias, o indivíduo começa a formar sua personalidade, adquirindo conhecimentos que serão usados ao longo da vida.
Com informações de Lucas Baldo Luvizaro - Bolsista Ascom/DCA