Comemorações pelos 50 anos de Federalização da UFLA começam no dia 3 de dezembro – participe

Publicado: Segunda, 09 Dezembro 2013 05:07 | Última Atualização: Terça, 03 Dezembro 2013 04:50
Federalização Em dezembro de 2013, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) relembra seus 50 anos de Federalização. Uma intensa programação ocorrerá entre os dias 3 e 7, para comemorar a marca. A abertura será no dia 3, às 17 horas, no Salão de Convenções: será aberta a exposição fotográfica “50 Anos de Federalização da UFLA"; exibição de vídeo comemorativo, com depoimento de personalidades decisivas para a Federalização; entrega de Medalha Cinquentenário da Federalização UFLA; e homenagens aos servidores docentes e técnicos administrativos da época. A Editora UFLA fará o lançamento de 13 livros, no dia 4, às 15 horas, no Salão de Convenções. Pela manhã, ocorrerão inaugurações nos Departamentos de Medicina Veterinária (DMV) e Zootecnia (DZO). No dia 5, o Festival Brigada Musical agitará o público, às 18 horas, na Associação dos Funcionários da Faepe (atrás do Restaurante do Hotel Alvorada, no Câmpus Histórico). Durante o dia, serão inaugurados: laboratórios no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA); os Departamentos de Educação (DED) e de Direito (DIR); prédio da Microbiologia Agrícola (DBI); Setor de Floricultura e Paisagismo (DAG); laboratório e salas no DEN; e o Bloco II da Moradia Estudantil. Na sexta-feira (6/12), haverá uma solenidade de entrega de Títulos Honoríficos da UFLA, no Salão de Convenções. Pela manhã, serão inaugurados o Prédio da Diretoria de Meio Ambiente e Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Laboratório de Avaliações Agronômicas e Ambientais, no DCS. No sábado (7/12), a Corrida Running in the Night, às 20 horas, encerrará as festividades dos cinquenta anos de federalização, e o Circuito UFLA de Corridas de Rua. Participe da programação e veja mais detalhes em: http://ufla.br/50anosfederalizacao/.  O processo de Federalização O movimento a favor da Federalização da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) foi formalizado em 1960, com participação estudantil, de servidores e políticos. Em 1963, emissários do Governo Federal, coordenados pelo assessor do MEC Eudes de Souza Leão Pinto, visitaram Lavras com o intuito de fechar a ESAL. Mas, após reuniões com servidores e autoridades lavrenses, eles decidiram pelo não fechamento da Escola: ao contrário, orientaram a adoção de medidas para transferir a ESAL para o MEC. A Federalização ocorreu em 23 de dezembro de 1963, por meio da Lei nº 4.307.