Homenagens abriram a Semana de 50 anos de Federalização – veja vídeo comemorativo e fotos

Publicado: Terça, 17 Dezembro 2013 05:55 | Última Atualização: Quinta, 05 Dezembro 2013 14:52

IMG_1772A UFLA comemora, nesta semana, os 50 anos de Federalização da ESAL – fato marcado pela intensa luta da comunidade acadêmica em relação a uma crise administrativa e pela decisão de emissários do MEC em não fechar a Escola. A abertura desta semana comemorativa, com justas homenagens às personagens responsáveis pela Federalização, ocorreu no Salão de Convenções, no dia 3.

Docentes e estudantes da época, familiares e atuais servidores da UFLA participaram da solenidade, que contou com exposição de fotos relativas aos 50 anos; vídeo “Heróis da Federalização”, com depoimentos; entrega da Medalha Cinquentenário da Federalização e homenagens aos servidores, estudantes e personalidades de Lavras que se envolveram, como os proprietários de armazéns e vendas, que venderam “fiado” por dois anos aos servidores da ESAL que ficaram sem receber salários durante o período.

Vídeo - "Heróis da Federalização"

O não recebimento do salário durante dois anos, por 19 professores e 32 técnicos administrativos; a visita de emissários do MEC, coordenados pelo engenheiro agrônomo Eudes Leão Pinto, e a decisão de não fechar a Escola, em desacordo com o Ministério; e a campanha feita na ESAL pela Federalização foram fatos marcantes naquele período e decisivos para que a UFLA continuasse a existir. Aquele foi o segundo momento mais importante para a Instituição, de acordo com o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo: “O sacrifício daquele grupo foi crucial. Nós devemos a existência da UFLA a ele e isso demonstra um valor que é preciso dividir com os mais jovens, para que amem a Instituição como aquele grupo ama”.

Para o ex-diretor da ESAL e aluno naquela época, professor Alysson Paulinelli, “Havia a certeza de que a escola não poderia ser fechada. A campanha pela Federalização foi espontânea. Se a história de outras universidades for consultada, creio que não existe episódio semelhante, que demonstre tamanho sentimento pela instituição”.

O ex-aluno José Geraldo Leite, representando o corpo discente, afirmou que a medalha recebida por ele “pertence a todos os alunos, professores e servidores” da época.

Houve um momento de Ação de Graças ecumênico, com preces e agradecimentos feitos pelo padre Adriano Marques Santiago, reverendo Benjamim Moura (Instituto Presbiteriano Gammon) e Cleber Assis Ribeiro (Centro Espírita Augusto Silva).  O Coral Vozes do Câmpus se apresentou em seguida.

A Medalha Cinquentenário da Federalização da ESAL foi entregue em seguida a professores, técnicos administrativos e personalidades lavrenses. Receberam a congratulação diretamente, ou os familiares de:

• Adolpho Moura
  • Lazarino Santos
  • Levy Braga
  • Mário Carvalho
  • Sílvio do Amaral Moreira (Bi Moreira)
  • Walter Machado de Oliveira

Proprietários ou familiares daqueles que venderam mercadorias sem pagamento garantido na época da Federalização

• Átila José Ribeiro (Armazém Central)
  • Clovis Ribeiro (Armazém do Vivinho)
  • Julio Pereira Sales (Armazém Rex)
  • João Canestri de Oliveira (Armazém Canestri)