Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Colóquio de Física aborda a física do Paradoxo EPR e das desigualdades

Escrito por Joyce | Publicado: Quinta, 12 Dezembro 2013 05:42 | Última Atualização: Terça, 10 Dezembro 2013 08:31
EPR-Paradox1 cópiaO Departamento de Ciências Exatas (DEX) da UFLA irá realizar nesta quarta-feira, 11, às 17h45, em seu anfiteatro, o colóquio intitulado “Pensando a estatística e a física do Paradoxo EPR e das desigualdades”. Nesta edição, quem fará a apresentação será o professor Marcelo Silva de Oliveira, professor do DEX. A Mecânica quântica revisita a Física Clássica, confirmando-a e explicando-a nos casos-limite e prevendo efeitos/fenômenos surpreendentes, acabando também por explicar coisas inexplicáveis pela Física Clássica. Ela também força a pensar sobre a essência da estrutura do Universo e sobre conceitos fundamentais. Um desses pensamentos é sobre o Paradoxo EPR e as desigualdades de Bell, que conjugam conceitos físicos e estatísticos de um modo muito interessante, em especial, os conceitos de variáveis aleatórias, observáveis, variáveis ocultas, correlações entre medições, localidade, e a realidade física. O objetivo deste colóquio é explorar um pouco dessas coisas. Mais informações Departamento de Ciências Exatas – DEX/UFLA Profª Karen Luz Burgoa Rosso (35) 2142 2140
Amanda Castro – jornalista
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.