Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professores do DEG participam de simpósio sobre cafeicultura, em Salvador

Publicado: Quinta, 19 Dezembro 2013 09:06 | Última Atualização: Quinta, 12 Dezembro 2013 08:41
simpósio cafeicultura salvadorDurante os dias 26, 27 e 28 de novembro, os professores Flávio Meira Borém e Antônio Donizetti de Oliveira, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), participaram do VII Simpósio de Pesquisa de Cafés do Brasil, em Salvador (BA), realizado pelo Consórcio de Pesquisa em Café da Embrapa e outras entidades. O evento teve como tema a sustentabilidade e a inclusão social na pesquisa cafeeira e contou com renomados pesquisadores do setor, alunos, cafeicultores e público interessado. A UFLA foi representada por uma grande delegação composta por alunos e professores, com vários trabalhos apresentados e, de acordo com os participantes, a Instituição foi muito elogiada no evento. Do DEG, o professor Donizetti foi responsável pelo minicurso Mecanização com Derriçadoras Portáteis, apresentado no primeiro dia do evento. Ele também coordenou a mesa-redonda Mecanização, onde foram discutidas questões pertinentes à mecanização da lavoura cafeeira, em especial, às lavouras de montanha e do café conilon, que é mais cultivado no Espírito Santo e Rondônia. O professor Flávio Borém foi relator e palestrante na oficina Indicação Geográfica. A avaliação do encontro feita pelo professor Donizetti foi muita positiva, em virtude das trocas de experiências, conhecimento e interação com novas tecnologias, além da possibilidade do DEG levar conhecimentos a outros segmentos da cafeicultura. Foi destacado, ainda, o grave momento que a cafeicultura brasileira está passando com relação ao preço recebido por saca pelo produtor. Por isso, “a pesquisa e a extensão devem fazer bem a sua parte e contribuir para um setor de extrema importância para o País” destacou Donizetti. O evento teve como objetivo promover uma ampla discussão com a comunidade científica sobre temas relevantes à atualidade cafeeira e atualização tecnológica, visando garantir a melhoria da qualidade do produto e o aumento da competitividade desse setor.
Com informações de Vivian B. Marcello – bolsista Ascom/DEG
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.