UFLA tem duas pesquisas contempladas no Prêmio Capes de Tese 2013

Publicado: Segunda, 06 Janeiro 2014 05:35 | Última Atualização: Sexta, 13 Dezembro 2013 06:21
Prêmio Capes Teses 2013A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese 2013 foi realizada no dia 10, em Brasília. Mais uma vez, a Universidade Federal de Lavras foi representada nessa premiação, com uma tese do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica agraciada na categoria Ciências Agrárias I e outra, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, recebendo uma menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros. A tese premiada a área de Ciências Agrárias I intitula-se “Aplicação da lama vermelha como catalisador em processos oxidativos/redutivos”, de autoria de Eliane Cristina de Resende. Ela foi orientada pelo professor Mário César Guerreiro. O pesquisador Guilherme Oberlender recebeu a menção honrosa na área de Zootecnia/Recursos pesqueiros pela sua tese IGF-I no fluido folicular utilizado na maturação e fecundação in vitro em suínos”, feita sob orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado. Ambas as teses foram defendidas em 2012. O evento foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e do ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, entre outras autoridades. O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese de doutorado em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas. Nesta edição, das 645 teses de doutorado defendidas em 2012 que foram inscritas por programas de pós-graduação de 80 instituições, 48 foram selecionadas, sendo elas de 21 instituições. Tradição na UFLA Desde que o prêmio foi instituído, em 2005, a UFLA sempre esteve representada. Veja o histórico das teses que receberam distinção:
  • 2006: Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães – Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)
  • 2007: Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE)
  • 2008: Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)
  • 2009: Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS)
  • 2010: Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia
  • 2011: Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA)
  • 2012: Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin e coorientação dos professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade).