Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professora do DED participa de seminário em Lisboa e autografa livro

Publicado: Quarta, 08 Janeiro 2014 08:31 | Última Atualização: Terça, 24 Dezembro 2013 06:00
DED PortugalO livro “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil”, organizado pela professora Cláudia Ribeiro (DED) e publicado pela Editora UFLA, foi tema de seminário realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - IUEL (Portugal), na noite de 19 de dezembro. A obra foi fruto de um projeto de extensão aprovado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Convidada pela professora Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas (coordenadora do Grupo de Estudos e Investigações em Sexualidade e Tecnologias da Informação e Comunicação do IUEL) e Dhilma de Freitas (Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, atualmente doutoranda no IUEL), a professora Cláudia Ribeiro apresentou o conteúdo do livro focando na importância de articular teorizações, vivências e experiências. Ressaltou também o compromisso da Universidade em buscar concorrer em editais e utilizar recursos na produção de conhecimentos, objetivando, através de projetos de extensão, a concretização de políticas públicas. Expressou o desejo de que o MEC proponha outros editais para que as universidades possam continuar efetivando políticas de extensão contemplando referenciais teóricos metodológicos nas discussões de sexualidade e gênero. DED Portugal1A professora Cláudia Ribeiro, pós-doutoranda na Universidade do Minho em Braga (Portugal), contou com o empenho da UFLA no envio de 50 livros para o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que irão subsidiar o processo de formação de professoras e professores. Após a fala de Cláudia Ribeiro, a professora Vera Márcia Marques Santos, da UDESC, falou sobre as violências sexuais com foco nas relações estáveis entre pares jovens e questionou até que ponto professoras e professores se apercebem disso e do desvelar as violências no espaço escolar cotidiano. O Seminário “Sexualidade, Gênero e Violência Sexual no Quotidiano Escolar” foi transmitido ao vivo via Webinar, contando com participação de pesquisadoras, pesquisadores e pessoas interessadas nas temáticas debatidas de vários cantos do Brasil e Portugal. Ao final, a professora Maria Isabel Chagas fez o convite à professora Cláudia Ribeiro para participação no 3º Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, que será realizado em Lisboa de 10 a 12 de julho de 2014. Essa participação estreitará ainda mais as relações entre a UFLA e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.