Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Braskem estuda implantar unidade no Lavrastec

Publicado: Terça, 11 Fevereiro 2014 05:00 | Última Atualização: Sexta, 31 Janeiro 2014 13:20
IMG_3519Mais uma empresa sinalizou interesse em implantar uma unidade de pesquisa no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec): a Braskem, grupo petroquímico pertencente à Odebrecht, enviou dois representantes para se reunirem com a Direção Executiva da UFLA e do Parque. Os responsáveis pela área de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Ana Paiva e Zolder Stekhardt, estiveram na UFLA no dia 30. Eles se encontraram com o reitor, professor José Roberto Scolforo; vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; o assessor do reitor para Assuntos Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Mendes; o assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Wilson Magela Gonçalves; pela gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), Manuela Botrel e gestores em Ciência e Tecnologia do Lavrastec, Claudinei Fernandes, Ludmila Aquino e Vanessa Trevisan. Apresentações [caption id="attachment_29544" align="alignright" width="249"]Visita Braskem - Vanessa Trevisan1 Os visitantes foram à Inbatec e conversaram com empreendedores. Foto: Vanessa Trevisan[/caption] O reitor da UFLA apresentou um panorama da instituição, sobretudo das iniciativas de apoio à inovação, empreendedorismo e proteção intelectual. Ele comentou sobre o desejo de que o Lavrastec seja constituído tanto por empreendimentos gerados a partir de pesquisas realizadas na UFLA quanto por centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas já consolidadas. Essa seria uma das bases para a transformação de Lavras em centro de excelência em tecnologia e para consolidar a UFLA no cenário internacional: “Temos que buscar evoluir e, para isso, é necessário inovar e criar parcerias”, resumiu. Zolder Stekhardt falou sobre os negócios do grupo, que produz polietileno, polipropileno, PVC e outros polímeros, derivados de petróleo, que dão origem a outros produtos, como embalagens. A Braskem, segundo ele, é pioneira na fabricação do polietileno verde a partir da cana-de-açúcar. De acordo com ele, a visão de futuro e ambições das duas instituições têm muito em comum; e o grupo está bastante interessado em geração de conhecimento e pesquisa, ponto em que as perspectivas das instituições se encontram. [caption id="attachment_29545" align="alignleft" width="249"]IMG_3509 A atuação do Lavrastec foi o tema da apresentação do prof. Wilson Magela[/caption] O professor Wilson Magela destacou que o momento é oportuno para uma parceria, apresentando o Lavrastec, sua missão e áreas de atuação. O Parque deverá impulsionar a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica, atraindo empresas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos, processos e serviços inovadores e propiciando a geração de oportunidades em Lavras e região. Após as apresentações, o grupo visitou o local onde está sendo construído o Parque, a Inbatec e o câmpus universitário.
Com informações de Vanessa Trevisan (gestora de Inovação do Lavrastec/ Jornalista)
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.