Lavras é pioneira na implantação de Rede de Repúblicas Protegidas

Publicado: Terça, 11 Fevereiro 2014 05:00 | Última Atualização: Sexta, 31 Janeiro 2014 15:20

Policiais e universitários se comunicarão através de mídias sociais para manter a segurança das residências

reunião em lavrasAs repúblicas estudantis são domicílios que ficam especialmente vulneráveis a furtos em períodos de férias ou feriados prolongados, devido à ausência dos moradores. Pensando nisso, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sediado em Lavras, criou a Rede de Repúblicas Protegidas, numa iniciativa ímpar no País, segundo a corporação. As repúblicas que aderirem ao projeto serão identificadas, com vigilância mútua entre elas, e os estudantes receberão informações dos policiais por meio de mídias sociais. No dia 28 de janeiro, moradores de 13 repúblicas se reuniram com a Polícia para confirmar a participação na Rede. “Aproveitaremos o conceito e a filosofia da Rede de Vizinhos Protegidos, e ainda utilizaremos ferramentas que os estudantes são acostumados a usar no dia a dia”, explica o comandante do Batalhão, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos. As casas que aderirem ao projeto receberão uma placa de identificação na fachada. Durante as férias, o efetivo que já atua no policiamento no câmpus da UFLA percorrerá os endereços, remanejamento possível devido à baixa demanda na Universidade, no período. A Polícia enviará informações em tempo real sobre a segurança das repúblicas, quando for solicitada, via WhatsApp (aplicativo para smartphones); e transmitirá, em um grupo do Facebook, informações sobre a segurança domiciliar. Novo encontro Nesta quarta-feira (5 de fevereiro), estudantes de qualquer instituição, que sejam moradores de repúblicas, têm uma nova oportunidade de conhecer o projeto: haverá uma reunião entre a PM e os interessados em participar da Rede de Repúblicas Protegidas, na sede do Batalhão, às 19h30. Prevenção A iniciativa da PM em relação às repúblicas se insere em um planejamento de ações preventivas voltadas para grupos mais vulneráveis, segundo o tenente-coronel Claret. Essas iniciativas incluem a Patrulha Escolar (para campanhas educativas em instituições de ensino); Patrulha da Violência Doméstica (que atende mulheres vítimas de crimes); Patrulha Rural (para prevenir crimes além da zona urbana); e o Projeto 60 (que orientará idosos para que não sejam vítimas de golpes bancários e roubos).
Foto: Assessoria de Comunicação do 8º Batalhão da PMMG