Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto prevê intercâmbio de estudantes de engenharia da UFLA para a França

Publicado: Sexta, 28 Fevereiro 2014 07:37 | Última Atualização: Terça, 25 Fevereiro 2014 12:49
brasil françaA UFLA é coordenadora geral de um projeto aprovado no programa Capes/Brafitec, que trata do intercâmbio de estudantes de graduação em engenharia entre o Brasil e a França. O projeto, intitulado “O ensino das engenharias de controle e automação e computação no Brasil e França na perspectiva de aplicação em biossistemas”, é coordenado pelo professor Roberto Braga Júnior (DEG/UFLA). Por meio dele, dez alunos provenientes de quatro cursos da UFLA poderão fazer intercâmbio na França durante um ano (a partir de 2014) e outros dez irão em 2015. O projeto, aprovado pela Capes em conjunto com a agência francesa Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d'Ingénieurs (CDEFI), tem como participantes a UFLA e a UFMG, no Brasil. Na França, a Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) e o Instituto Tecnológico de La Salle são os participantes. A cada ano, serão enviados 20 estudantes brasileiros (10 da UFLA e 10 da UFMG) para as instituições francesas, e oito estudantes franceses serão recebidos pelas universidades nacionais. O período do projeto é de dois anos. Na UFLA, poderão participar os graduandos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação; e na UFMG, os cursos envolvidos são os de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Sistemas, e Ciências da Computação. No lado francês, são contemplados os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Biológica na UTC e Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Saúde e Engenharia Geológica na LaSalle. O professor Roberto Braga Júnior analisa que a integração de subáreas ligadas aos setores agrícola, ambiental e biológico foi um fator que impulsionou o projeto. Essa complementaridade deverá estimular a geração de inovações que envolvam tecnologia da informação, automação e sistemas biológicos, por meio do compartilhamento de competências. “A aprovação abre portas para novas cooperações internacionais e para a presença duradoura da UFLA no programa Brafitec, que já está consolidado pela Capes”, afirmou o coordenador. O financiamento da Capes e do CDEFI garantirá aos intercambistas bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros, entre outros auxílios. Os editais de seleção de estudantes em participar do intercâmbio serão lançados em breve.
Com informações de Vivian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.