Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

IPC: alimentos ficaram mais caros em fevereiro e continuam pressionando a inflação

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 12 Março 2014 14:19 | Última Atualização: Sexta, 07 Março 2014 10:35
 inflaçãoSegundo o Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Federal de Lavras (IPC/UFLA), a inflação em fevereiro ficou em 0,73%. O índice havia sido de 1,51% em janeiro. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), os alimentos foram os maiores responsáveis pela taxa: eles tiveram alta média de 3,1%. Como aconteceu em janeiro, o clima foi fator de influência nos números, onerando hortaliças e frutas. O tomate, por exemplo, teve alta de 34,4%. No preço da laranja, a alta chegou a 41,93%. O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve uma variação de 1,66% em fevereiro, passando ao valor de R$446,59. Em janeiro, esse custo havia sido de R$439,26. A pesquisa da UFLA também identificou queda na média dos preços dos itens que compõem as categorias despesas com moradia (-1,32%) e bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática). No caso desses últimos, a variação de preços deixou os produtos em média 2,63% mais baratos. O IPC da UFLA avalia 11 grupos de produtos. Confira aqui as variações de preço dos produtos que mais influenciaram a taxa de inflação em fevereiro  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.