Campanha pela doação de sangue está na programação dos calouros da UFLA
Para contribuir com a recuperação de pacientes que dependem da transfusão de sangue nos hospitais da região, o Movimento Universidades Renovadas (MUR) promove campanha de doação de sangue na Universidade Federa de Lavras (UFLA), incentivando o gesto como oportunidade de praticar o chamado “trote solidário”. As doações serão realizadas na quinta-feita (27/3), no Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Hemominas, que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (Urpa) de Lavras.
Os calouros que desejam comemorar seu ingresso na UFLA ajudando pacientes em tratamento contra o câncer, que têm doenças genéticas, que sofrem queimaduras e acidentes ou que vão se submeter a cirurgias devem procurar os membros do MUR na Cantina Central até 26/3. Eles estarão no local das 11h às 13h 30
para fazer o agendamento, registrando nomes e contatos dos interessados em participar. O mesmo será feito no período da tarde, durante a Oficina de Integração de Calouros, no Ciuni. No dia da campanha, o ônibus da UFLA partirá para a Urpa em dois horários: 7h e 13h. Em cada turno, há capacidade para participação de 40 voluntários.
De acordo com a Hemominas de São João del Rei, os hospitais de Lavras têm uma necessidade semanal de cerca de 60 bolsas de sangue. Segundo informações do Ministério da Saúde, 1,8% da população do país doa sangue durante o ano. A meta é chegar a 3%.
Para ser um candidato à doação
Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e idade entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer até os sessenta anos. Os jovens que têm 16 e 17 anos podem se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou portando autorização formal, com firma reconhecida em cartório. O modelo da autorização está disponível no site
www.hemominas.mg.gov.br.
Também é necessário pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Outros critérios são avaliados durante a triagem clínica, realizada no local.