DADP anuncia melhorias nos Pavilhões de Aulas e espaços de uso comum

Publicado: Quinta, 03 Abril 2014 07:36 | Última Atualização: Terça, 01 Abril 2014 13:20
IMG_5350Os estudantes iniciam o período 2014/1 com novidades no câmpus, visando ao conforto e à segurança do patrimônio da UFLA. Várias reformas, adaptações e aquisições de equipamentos foram feitas sob a organização da Coordenadoria de Logística da Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico (DADP). As mais visíveis são os portões de vidro temperado instalados nos pavilhões de aulas 3, 4 e 5: a medida dá mais segurança ao patrimônio da Universidade, pois impedirá a entrada de pessoas não autorizadas e animais naqueles prédios em horários e dias sem aulas. A substituição de todas as cadeiras de madeira por outras, de metal e plástico, trará mais conforto (indiferença entre canhotos e destros e mais espaço para apoio e escrita) e facilidade para a limpeza. No acesso do PV3 ao PV6 (corredor do segundo andar), está prevista a instalação de cobertura semelhante à construída na rampa do Ginásio Poliesportivo. O PV6, aliás, passa por intervenções mais drásticas: uma de suas salas (24) foi dividida ao meio; em uma das metades, serão construídos dois banheiros para acesso dos usuários das salas do segundo andar. Na outra metade, já está em funcionamento uma sala de aula informatizada com capacidade para 40 alunos. Nesse pavilhão, assim como nos demais, foram instalados telefones para que os usuários que ministram aulas entrem em contato direto com a DADP, em caso de problema com os equipamentos. Essa série de benefícios também prevê a reforma e instalação de equipamentos de multimídia das salas 2, 4 8 e 9 do PV1, que são de uso comum e administradas pelo DADP.  Foram instalados mais ventiladores, bem como está prevista a instalação de um bebedouro industrial no PV2 (abaixo do Restaurante Universitário). Naves Neste período letivo, os estudantes notarão que os Pavilhões 4 e 5 (“Naves”) receberam bancadas e estão com bancos provisórios. Elas serão dotadas de eletricidade e pontos de internet, para que os alunos possam acessar a rede nos intervalos de aula. Aliada a isso, a instalação de internet wi-fi deverá aumentar a comodidade. Outra forma de acesso é o Espaço de Pesquisa Virtual, no PV5, que permanece aberto das 9 às 12 horas e das 13 às 22 horas. Os 60 computadores são destinados aos estudantes e à comunidade universitária para pesquisas. Ali, um contador digital (para evitar entrada de pessoas em momentos de lotação) deverá ser instalado, assim como um software para gerenciar o tempo de permanência dos usuários. Anfiteatros Os anfiteatros dos Departamentos de Engenharia (DEG), Zootecnia (DZO) e Ciência dos Solos (DCS) passaram a ser administrados pela DADP. Neles, foi feito um levantamento do que precisava ser feito e, então, receberam equipamentos multimídia e de sonorização, novos móveis, carteiras, bebedouros e ventiladores. A DADP, em parceria com a Marcenaria (Prefeitura Universitária) da UFLA iniciou, nos anfiteatros, uma adaptação nos armários de computadores: foi desenvolvida uma porta de alumínio.  Agora, será possível ligar as máquinas, utilizando pen-drives, ou ligar um computador externo via chaveador ao datashow, sem precisar mexer na fiação. “Essa adaptação vai trazer economia em longo prazo. Por exemplo, perdíamos uma média de três cabos por semana por causa do uso indevido, fora o tempo gasto pelo deslocamento de técnicos da DADP, várias vezes por dia, para sanar esses problemas”, informa o coordenador de Logística da DADP, José Maurício de Resende. Salão de convenções Também sob a administração da DADP, o Salão de Convenções ganhou uma cabine de controle de som, pintura interna e externa. A cabine de controle dá mais privacidade e espaço ao operador, que antes ficava junto à plateia.  Uma sala na entrada do salão, que era usada para guardar materiais, foi transformada em uma cabine para tradução simultânea. Outros benefícios para aquele espaço são: a instalação de um projetor sem fio, para que palestrantes não dependam da operação de som para fazerem projeções diretamente do púlpito; um televisor, para que os ocupantes da mesa visualizem o conteúdo projetado; e para o próximo período de férias, foi acertado com a Prefeitura Universitária a troca do carpete  por piso, e a construção de um abrigo para o ar-condicionado central. A DADP Vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a DADP é o setor responsável pelo suporte às atividades de ensino da UFLA. Promove ações de capacitação continuada dos professores, assessoramento e planejamento das atividades curriculares, em sua Coordenadoria Pedagógica. Já a Coordenadoria de Logística administra os espaços de uso comum. Cerca de 70 salas de aulas, nos pavilhões e anfiteatros, estão sob sua responsabilidade. Além de planejar ações e analisar demandas, o setor de Logística faz manutenção de equipamentos dos locais de sua responsabilidade. A coordenadoria funciona das 6h45 às 12 horas e das 13 às 22h45, no PV6, e recebe sugestões pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A DADP não faz reserva de salas de aula ou anfiteatros. A responsabilidade, nesse caso, é da DRCA; assim como a manutenção de equipamentos daqueles locais não administrados pela DADP é de responsabilidade da Gerência de Equipamentos ou DGM – o próprio Departamento ou Setor deve solicitar diretamente à Gerência o reparo.