Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Ambiente virtual: parceria da UFLA com a prefeitura de Lavras levará conteúdo didático a 11 mil alunos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 30 Abril 2014 05:39 | Última Atualização: Terça, 15 Abril 2014 14:32
Educação conectadaUma parceria entre o poder executivo municipal e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) disponibilizará acesso virtual a conteúdos didáticos para todos os alunos da rede municipal de ensino. O projeto Educação Conectada, desenvolvido por professores do Departamento de Ciência da Computação da (DCC), garantirá suporte tecnológico à ampliação das fontes de conhecimento e de informações dos estudantes. A previsão é de que a implantação do projeto tenha início no segundo semestre de 2014 e seja concluída em 2015. A participação dos profissionais da UFLA garantiu a estruturação do ambiente virtual que será encontrado nos tablets de cada um dos 11 mil alunos beneficiados (além de professores e outros membros da coordenação das escolas). A configuração dos dispositivos portáteis, assim como a disponibilização do material didático básico (oferecido pelo Portal da Educação e outras fontes oficiais) também é tarefa da UFLA na parceria. Além disso, professores, supervisores e diretores das escolas receberão capacitação para operar no ambiente virtual, tendo como instrutores os colaboradores da Universidade. O objetivo é garantir que fiquem aptos a abastecer a nova ferramenta com conteúdos mais específicos. A rede de fibras óticas, que interligará as escolas, estará conectada a um servidor instalado na UFLA, onde ficará armazenado todo o material da grade curricular de cada série da educação básica. De acordo com informações da prefeitura, Lavras é a primeira cidade do país a possuir um projeto como este, atendendo a 100% dos estudantes da rede municipal de ensino.  A coordenadora do projeto na UFLA, professora Ana Paula Melchiori, explica que a parceria com as escolas públicas é antiga. “Algumas ações que já vinham sendo realizadas foram agrupadas neste projeto, que era um sonho institucional nosso e uma demanda do município”, diz. Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, esta é mais uma ação em que a UFLA dá sua contribuição à coletividade, gerando benefícios para a comunidade de Lavras. A apresentação oficial do projeto está prevista para o dia 29 de abril, na Prefeitura.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.