Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

I Seminário de Direito Internacional contou com a presença do professor Délber Lage - veja fotos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 12 Mai 2014 08:18 | Última Atualização: Segunda, 05 Mai 2014 13:37
SONY DSCO Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais (Nedri), pertencente ao curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (DIR/UFLA), realizou nos dias 28 e 29 de abril o I Seminário de Direito Internacional, no Anfiteatro do Departamento de Ciências da Computação (DCC). Estiveram presentes alunos da UFLA e da Unilavras, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No primeiro dia, o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Délber Andrade Lage, autor do livro “Jurisdicionalização do Direito Internacional”, ministrou a palestra “As cortes internacionais e a ordem jurídica internacional: tendências políticas e jurídicas”. Durante sua exposição, abordou os seguintes temas: aumento do número de cortes internacionais nos últimos anos, variedade de sentenças, ramificações do direito e os diversos órgãos julgadores, controversas internacionais e competência de cada instituição jurídica. Falou-se também sobre a interligação entre os ornamentos dos direitos internacionais e domésticos dos Estados, além da aplicação dos Direitos Humanos. A exibição do filme “Babel” foi a principal atração do segundo dia, a partir da qual os presentes tiveram a oportunidade de debater as questões apresentadas pela obra do diretor Alejandro González Iñárritu e suas relações com o Direito Internacional. Segundo os integrantes do Nedri Denian dos Santos Castro e Bruna Maria Expedito Marques, o evento teve como objetivo a aproximação entre o Direito Internacional e a comunidade, com a palestra de um professor universitário gabaritado. A exibição do filme serviu para comprovar que o cinema também aborda este tema.
Leonardo Assad (jornalista – bolsista Ascom), com informações de Samuel Furtado (bolsista Ascom/DIR).
   

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.