Professora e alunas do PPGE/DED participaram de Congresso Internacional
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA), acompanhados da professora do Departamento de Educação (DED/UFLA) Cláudia Ribeiro, participaram entre os dias 7 e 9/5 do “VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero”, realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul.
No evento, organizado pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), a professora Cláudia foi eleita para compor a nova diretoria da referida Associação, que terá como presidente o professor Anderson Ferrari, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trata-se da gestão 2015-2016.
[caption id="attachment_36347" align="alignright" width="249"]
Nova diretoria da AD[/caption]
Já as estudantes do PPGE/UFLA Andressa Helena de Lima, Kátia Martins e Luciene Aparecida Silva apresentaram trabalhos na
modalidade de comunicação oral, abordando as temáticas de gênero, sexualidades, direitos humanos, educação e formação continuada. Elas integram o grupo de pesquisa “Relações entre Filosofia e Educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente”,
coordenado pela professora Cláudia Ribeiro. Os trabalhos passam a fazer parte, na íntegra, dos anais do evento.
Sobre o evento
O Congresso ocorre a cada dois anos, incentivando o diálogo sobre as temáticas de gênero e sexualidades. Em 2014, a educação foi pautada como referência para as ações que promovem enfrentamentos e garantia de direitos humanos. Composto por conferências, simpósios temáticos, rodas de conversa e mostras culturais, o evento reuniu representantes de universidades brasileiras e do exterior, assim como representantes de grupos de pesquisa e de órgãos governamentais.
De acordo com a professora Cláudia, no espaço de apresentação dos trabalhos discutiu-se o programa “Gênero e Diversidade na Escola (GDE)”, com as diversas experiências e desafios que ele enfrenta. Salientou-se a importância de pautar as temáticas de forma curricular. Ela lembra que UFLA, desde 2010, oferece formação de professoras e professores com a oferta do GDE.