Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professora e alunas do PPGE/DED participaram de Congresso Internacional

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 19 Mai 2014 14:28 | Última Atualização: Sexta, 16 Mai 2014 11:54
congresso-dedEstudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA), acompanhados da professora do Departamento de Educação (DED/UFLA) Cláudia Ribeiro, participaram entre os dias 7 e 9/5 do “VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero”, realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul. No evento, organizado pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), a professora Cláudia foi eleita para compor a nova diretoria da referida Associação, que terá como presidente o professor Anderson Ferrari, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trata-se da gestão 2015-2016. [caption id="attachment_36347" align="alignright" width="249"]Nova diretoria da AD Nova diretoria da AD[/caption] Já as estudantes do PPGE/UFLA Andressa Helena de Lima, Kátia Martins e Luciene Aparecida Silva apresentaram trabalhos na modalidade de comunicação oral, abordando as temáticas de gênero, sexualidades, direitos humanos, educação e formação continuada. Elas integram o grupo de pesquisa “Relações entre Filosofia e Educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente”, coordenado pela professora Cláudia Ribeiro. Os trabalhos passam a fazer parte, na íntegra, dos anais do evento. Sobre o evento O Congresso ocorre a cada dois anos, incentivando o diálogo sobre as temáticas de gênero e sexualidades. Em 2014, a educação foi pautada como referência para as ações que promovem enfrentamentos e garantia de direitos humanos. Composto por conferências, simpósios temáticos, rodas de conversa e mostras culturais, o evento reuniu representantes de universidades brasileiras e do exterior, assim como representantes de grupos de pesquisa e de órgãos governamentais. congresso-ded-2De acordo com a professora Cláudia, no espaço de apresentação dos trabalhos discutiu-se o programa “Gênero e Diversidade na Escola (GDE)”, com as diversas experiências e desafios que ele enfrenta. Salientou-se a importância de pautar as temáticas de forma curricular. Ela lembra que UFLA, desde 2010, oferece formação de professoras e professores com a oferta do GDE.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.