Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 foi apresentado à comunidade – conheça os resultados
A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Lavras (CPA/UFLA) apresentou à comunidade nesta terça-feira (21/5) a síntese do “Relatório de Autoavaliação Institucional 2013”. A sessão aconteceu no Salão dos Conselhos (Prédio da Reitoria) e teve duração de 1 hora e 30 minutos.
No início dos trabalhos, o presidente da CPA, professor José Antônio Araújo Andrade, explicou que o relatório é composto de dados primários, fornecidos diretamente pelo público acadêmico por meio de questionários; e dados secundários, fornecidos pelas assessorias, pró-reitorias e setores da Universidade.
Os dados primários foram recolhidos entre 10/12/2013 e 24/1/2014, quando graduandos, pós-graduandos, docentes e técnicos administrativos receberam o formulário de autoavaliação em seus e-mails institucionais.
Resultados gerados a partir de dados primários
A primeira observação a ser considerada é que as menores
participações na resposta à pesquisa são dos alunos de graduação (9,4%) e pós-graduação (3,1%). Já os docentes (36,4%) e técnicos administrativos (38,7%) responderam ao questionário em número considerado satisfatório.
No conjunto de resultados apontados no Relatório, destaca-se o bom nível de
conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) por docentes e técnicos. O percentual precisa melhorar entre estudantes de graduação e pós-graduação.
No que se refere à visão dos diferentes públicos sobre a
responsabilidade social da instituição, a média é positiva: servidores e alunos conceituam as ações da Universidade como “boas” ou “ótimas”. A autoavaliação também não demonstrou insatisfação nas questões referentes à
comunicação com a sociedade.
De maneira geral, as
condições de trabalho na UFLA são bem avaliadas. A menor média de satisfação aparece nas questões relativas à
quantidade de trabalho e ao
número de pessoas existentes no setor de trabalho para executar as tarefas.
Entre os alunos, que também atribuem bom conceito a grande parte das questões, a pior avaliação é para o
transporte público de acesso à UFLA, o
acesso à Internet via wireless dentro do campus e a
ventilação das salas de aula. Docentes também apontam os mesmos problemas.
A limpeza do câmpus está entre os quesitos que lideram a satisfação de estudantes e de servidores .
Resultados gerados a partir de dados secundários
Os indicadores organizacionais mostram que o
número de cursos de graduação saltou de 14 em 2007, para 26 em 2013. O
número de alunos matriculados na graduação também subiu: foi dos 3.706 existentes em 2008, para 8.403 em 2013. Os programas de pós-graduação Stricto Sensu eram 16 no ano de 2008; e passaram a ser 32 em 2013.
As tabelas do relatório mostram um aumento de 19% no
número de servidores técnicos administrativos em relação a 2012. No entanto, a quantidade ainda foi considerada desproporcional em relação ao número de docentes. Sobre a
capacitação, em 2013, 544 servidores participaram dos cursos oferecidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGDP).
O Relatório divulgado pela CPA fornece subsídios para que a Universidade possa desenvolver seu planejamento futuro e embasar a tomada de decisões.
Para melhor compreensão dos resultados da autoavalição, acesse o Relatório e leia-o na íntegra.