Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estatística aplicada ao futebol será tema de seminário, nesta quinta-feira

Publicado: Sexta, 30 Mai 2014 13:42 | Última Atualização: Quarta, 28 Mai 2014 08:43
futebol-estatistica cópiaNão só de garra, esforço físico e emoção é feito o esporte: as estatísticas são aplicadas para medir o desempenho de atletas e equipes. Na quinta-feira (29), será realizado na UFLA um seminário sobre a estatística aplicada ao futebol. Marcelo Leme de Arruda, doutor em Estatística (USP) e desenvolvedor do site Chance de Gol, fará uma palestra sobre a probabilidade e o futebol, às 17 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), a convite do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária. O seminário abordará o site mantido por Marcelo e outras aplicações de estatística ao futebol no Brasil. O palestrante explicará como são calculadas as probabilidades veiculadas no Chance de Gol, bem como as medidas  utilizadas na avaliação da qualidade desses cálculos. Também será apresentado um breve histórico da "estatística de futebol" no País.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção