Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Com homenagens, DFP inaugura Galeria de Ex-Chefes – veja fotos

Publicado: Segunda, 02 Junho 2014 15:35 | Última Atualização: Quinta, 29 Mai 2014 14:24
IMG_8276A tarde de ontem (28) foi de homenagens rendidas aos ex-chefes do Departamento de Fitopatologia (DFP). Docentes, servidores, estudantes, amigos e familiares participaram da inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Chefes, no salão do Departamento. Criado pelo desmembramento do Departamento de Fitossanidade, em 1996, o DFP tem, até hoje, três ex-chefes: os professores Ricardo Magela de Souza (1996 a 2000 e 2004 a 2012), Edson Ampélio Pozza (2000 a 2004) e Mário Sobral de Abreu (2012 a 2014). Atualmente, o chefe é o professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros. Após o descerramento da galeria, os membros do DFP homenagearam o professor Mário Sobral. Próximo de se aposentar, ele recebeu o reconhecimento dos colegas em forma de uma placa e uma carta, destacando sua trajetória na UFLA e influência na criação do Pipaemg, que mais tarde originou a Epamig. Emocionado, o professor Mário ressaltou que muito da sua experiência foi devido à contribuição dos colegas, além da dedicação ao trabalho e amor à família. Os desafios em consolidar o novo Departamento foram lembrados pelos professores Ricardo Magela e Edson Pozza. O atual coordenador, Flávio Medeiros, reiterou o aprendizado com o professor Mário Sobral e citou as iniciativas em internacionalização que o DFP vem tomando. A reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, agradeceu o Departamento não só pela contribuição durante sua formação, mas também por considerá-lo como um dos responsáveis pela excelência da UFLA. Histórico Em 1973, foi criado o Departamento de Fitossanidade da UFLA, por desmembramento das subáreas de Entomologia e Fitopatologia do Departamento de Agricultura. Onze anos depois, o Departamento de Fitossanidade criou seu curso de mestrado, abrangendo suas duas subáreas. No final de 1996, houve o desmembramento do Departamento de Fitossanidade em dois: Fitopatologia e Entomologia, assim como o curso de mestrado, que passou a ser chamado Curso de Mestrado em Entomologia. Além disso, um novo curso se iniciou em março de 1997, com o nome de Mestrado e Doutorado em Fitopatologia, reconhecido pela Capes no final de 1996. O Departamento de Fitopatologia conta atualmente com 12 docentes que ministram disciplinas para a graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia; e na pós-graduação em Fitopatologia, Biotecnologia Vegetal e Microbiologia Agrícola.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.