Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Simpósio Nacional e Internacional de Letras debateu o ensino das Literaturas nas escolas públicas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 04 Junho 2014 13:11 | Última Atualização: Segunda, 02 Junho 2014 12:16
DSC01785Foi realizado, entre os dias 29 e 31 de maio, o III Simpósio Nacional de Letras e o I Simpósio Internacional de Letras, na Universidade Federal de Lavras - UFLA, cujo tema foi: “Fronteiras, liminares e interfaces - caminhos e descaminhos das palavras”. Segundo o professor e um dos responsáveis pela organização do simpósio, Márcio Rogério de Oliveira Cano, a participação e realização de eventos deste porte ajuda a fortalecer o Departamento de Ciências Humanas da UFLA. O chefe do Departamento, professor João Geraldo Martins da Cunha, compartilha da mesma opinião e afirma que os eventos organizados pelo curso de Letras mostram o trabalho competente que está sendo realizado. A conferência de abertura ficou por conta da professora Maria de Deus Beites Manso, da Universidade Évora-Portugal, com o tema: Estórias e histórias do império português – um olhar sobre o “outro”. Também participou dessa mesa a professora Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (UFLA) e ambas abordaram a influência da cultura portuguesa no território brasileiro. No segundo dia de evento houve uma mesa-redonda sobre o ensino de línguas e literatura nas escolas formada pelos professores Eliane Gonçalves da Costa (UNESP), Lilian Ghiuro Passarelli (PUC-SP), Luiz Manoel da Silva Oliveira (DELAC/UFSJ) e Maralice de Souza Neves (UFMG), com a mediação do Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA). O professor Rodrigo Garcia Barbosa (UFLA) fez a palestra de encerramento no sábado (31/05), cujo tema foi: Poesia, ou palavra afiada ao extremo. Juntamente com a professora Andrea Portolomeos (UFLA), houve um debate sobre a maneira como a poesia é encarada pelos escritores e transmitida para a sociedade. Durante os dois primeiros dias de evento os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar as sessões de comunicação, no qual alguns alunos puderam expor os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na UFLA. No sábado houve uma apresentação de pôsteres e 10 minicursos.
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.