Seminário ajuda agricultores de Três Pontas a colocar agroindústria em funcionamento

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Junho 2014 10:26 | Última Atualização: Terça, 03 Junho 2014 14:45
image021Com a missão de colaborar com um grupo de agricultores de Três Pontas (MG), a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF-Lavras) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Lavras  (Incubacoop/UFLA) promoveram no dia 30/5 o I Seminário de Capacitação do Projeto Marolo. O evento, associado a outros treinamentos que ainda serão feitos, deixará os agricultores aptos a trabalhar na agroindústria da Associação do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, da qual eles fazem parte. Pela manhã, os participantes receberam informações por meio da oficina "Processamento mínimo e cuidados com contaminação microbiológica", ministrada pelo professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Eduardo Vilas Boas. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Colheita e Pós-colheita de Frutas e Verduras do DCA/UFLA. À tarde, no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE), o tema "Qualidade de alimentos e higienização de maquinário" foi tratado ao grupo pelo Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (Nuquali). De acordo com o presidente da Associação, Osvaldo Júnior, o dia foi proveitoso. “Todos adquiriam conhecimentos importantes para o início dos trabalhos”, diz. Osvaldo conta que, com o funcionamento da agroindústria da Associação, as mulheres ficarão responsáveis por processar as matérias-primas e agregar valor a elas, dando origem a produtos como o suco de frutas, a mandioca processada, entre outros. A Associação foi criada em 2013 e já há um ano conta com a colaboração dos ESF-Lavras, que tem suas atividades coordenadas pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Gilmar Tavares. Cerca de 30 alunos da instituição também estão envolvidos.