UFLA recebeu profissionais da Emater para capacitação em análise de cafés

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 11 Junho 2014 14:14 | Última Atualização: Terça, 10 Junho 2014 11:32
image002Vinte profissionais extensionistas da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de diferentes regiões do Estado, foram recebidos no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café entre 19/6 e 23/6 para participarem do curso “Capacitação em análise física e sensorial de café”. A atividade foi coordenada pela professora do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), e também responsável pelo Polo, Rosemary Gualberto Pereira. Durante a programação do curso, ações teóricas e práticas deram aos participantes informações técnicas que permitem a correta identificação de tipos de grãos, além do acesso a normas para classificação física, identificação de sabores, aromas e gostos do café. Com o objetivo de repassar informações importantes ao desenvolvimento do trabalho feito no campo pelos participantes, o curso também capacitou o grupo para que possa incentivar e orientar os produtores quanto à participação nos concursos de qualidade de cafés que ocorrem pelo país. Neste ano, as análises do Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, que estará na décima primeira edição, serão feitas na UFLA e no Centro de Excelência de Café de Machado. O início dos trabalhos ocorrerá em 23/9. O curso foi uma iniciativa que partiu do convênio entre a Emater e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), tendo o apoio do Governo de Estado image001de Minas Gerais,  do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal de Lavras. O compromisso de todos os envolvidos é a valorização dos cafés mineiros. Na comissão coordenadora do evento estavam, além da professora Rosemary, o coordenador técnico estadual da Emater, Marcelo de Pádua Filipe, e o gerente regional da Emater, Marcos Antônio Fabri Júnior.
Com informações de Daniela Novaes – Jornalista - Rede Social do Café. Fotos cedidas pela professora Rosemary Pereira.