Educação matemática: seminário será realizado na UFLA em agosto – inscrições abertas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 13 Junho 2014 10:51 | Última Atualização: Terça, 10 Junho 2014 14:26
sel3m logoRefletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática: essa é uma das propostas do III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (Sel3m), que ocorrerá na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em agosto. É esperado um público de cerca de 400 participantes. O período de inscrições com desconto termina em 30/6. Há valores diferenciados para professores/pesquisadores, para alunos de pós-graduação e para associados à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem). Alunos de graduação e professores da educação básica podem participar gratuitamente. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.eventos.ufla.br/iiiselem/index.php. Para a submissão de trabalhos, o prazo final é 1º/7. De acordo com a organização, o evento será espaço oficial para que profissionais de diferentes níveis de ensino (educação básica e ensino superior) possam compartilhar suas vivências. A programação envolve palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações orais de pesquisas e experiências. As atividades ocorrerão nos dias 15 e 16/8, em local da UFLA ainda a ser definido. As duas primeiras edições foram realizadas no estado de São Paulo. Em 2012 a sede foi a Universidade São Francisco (USF), câmpus de Itatiba; já em 2013 o evento ocorreu na Universidade Cruzeiro do Sul, câmpus Anália Franco. Nesta edição, os organizadores são os professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) Rosana Maria Mendes, José Antônio Araújo Andrade, Amanda Castro Oliveira e Evelise Roman Corbalazn Góis Freire, além de 5 professores de educação básica e 27 licenciados. No comitê científico, há a colaboração de profissionais de outras instituições do país. Entre os objetivos do evento destacam-se também o de ser espaço para aprendizagem de novas metodologias para o ensino de matemática e para as pesquisas na área; e o de promover reflexões sobre as políticas públicas de formação do professor no campo da Educação Matemática.