Delegação da UFLA visita Universidade de Delaware e reitores renovam acordo de cooperação
[caption id="attachment_39410" align="alignleft" width="249"]
Cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre UFLA e Delaware[/caption]
Delegação composta por 18 professores e sete estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), incluindo o reitor, professor José Roberto Scolforo, visitou a Universidade de Delaware, Estados Unidos, para um workshop de avaliação e renovação do acordo de cooperação e colaboração entre as instituições. A ação faz parte de um amplo programa de internacionalização que a UFLA desenvolve e em breve será apresentado à comunidade acadêmica.
A parceria entre as duas universidades teve início em 2010, quando foi assinado um acordo de cooperação para realização de intercâmbio de professores e estudantes (graduação e pós-graduação) e atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde então, foram realizadas diversas ações de cooperação, incluindo intercâmbios, realização de workshops e diversos projetos colaborativos de pesquisa.
Com a renovação do acordo, o objetivo é que sejam ampliadas as parcerias em diferentes áreas do conhecimento e contribua para o acordo complementar de dupla titulação, que vem sendo negociado entre as duas instituições. Por meio do Programa, o estudante poderá ter o título do Mestrado reconhecido pela UFLA e pela universidade americana, semelhante ao acordo já existente com a Universidade de Lancaster (Reino Unido).
[caption id="attachment_39411" align="alignright" width="249"]
Reitores assinam acordo de cooperação[/caption]
Na avaliação do reitor da UFLA, professor Scolforo, acordos de cooperação como o firmado com Delaware fortalecem a imagem da Universidade no contexto acadêmico internacional, contribuindo para difundir a excelência da UFLA em temáticas já consolidadas e em áreas estratégicas para aumentar ainda mais a sua qualificação.
“Fico feliz e honrado com a distinção com que nossa delegação foi recebida. Representantes de Delaware valorizam a parceria com a UFLA, destacando-a como uma instituição de referência e credibilidade”, enfatiza Scolforo.
O acordo geral foi assinado pelo reitor da UFLA, professor Scolforo, e pelo reitor da Universidade de Delaware, professor Patrick Harker. A delegação brasileira foi recebida também pelo vice-diretor para programas acadêmicos e de pesquisa da Faculdade de Agricultura e Recursos Naturais, Tom Sims, além de representantes do escritório de admissão da Universidade.
Participaram da delegação brasileira o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria Lima; o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; a chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro, além dos professores Luiz Roberto Guimarães Roberto (DCS), Patrícia Paiva (DAG), Renato Paiva (DBI), Disney Ribeiro Dias (DCA), Rosane Schwan Dias (DBI), João Cândido de Souza (DBI), Antônia dos Reis Figueira (DFP), Maria Alves Ferreira (DFP), Elaine Aparecida de Souza (DBI), Júlio Neil Louzada (DBI), Eduardo Alves (DFP), Guilherme Lopes (DFP), Luciano Pereira (DMV), Joel Sugano (DAE) e Pedro Castro Neto (DEG). Participaram ainda os estudantes Cintia Lacerda Ramos, Evanise Penido, Marina Resende, Fábio Ono, Douglas do Amaral e Silvino Moreira e a pesquisadora Cláudia Regina Gontijo Labory.
Segundo o professor Chalfun, a missão técnica possibilitou a aproximação entre pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, expandindo a abrangência da cooperação. Ele destaca que foram abertas novas possibilidades, com a sinalização de novas parcerias e intercâmbios.
A Universidade de Delaware foi criada em 1833 e localiza-se no estado de mesmo nome. Seu principal câmpus fica na cidade de Newark, próxima a Washington e Nova Iorque. A universidade possui quatro Programas Associados, 79 Programas de Mestrado e 39 Programas de Doutorado, distribuídos em sete ”Colleges”, que trabalham em colaboração com 50 outros centros de Pesquisa. Possui cerca de 16.000 alunos de graduação, 3.500 alunos de pós-graduação e 1.000 estudantes em cursos profissionais e estudos continuados em várias partes dos Estados Unidos.
Parte dos recursos da viagem foi financiada pela Universidade de Delaware, por meio de projeto aprovado na
National Science Foundation (NSF).
[caption id="attachment_39412" align="aligncenter" width="612"]
Parte da delegação brasileira (UFLA) na Universidade de Delaware[/caption]