Publicação da Eletrobrás/Furnas dá destaque ao Projeto Marolo

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 23 Junho 2014 07:28 | Última Atualização: Quarta, 18 Junho 2014 11:28
19.07 engenheiros sem fronteirasA parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - por meio da ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) - com a Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Três Pontas (AQUI3P) foi destaque no informativo “Ação & Projeto”, da Eletrobrás/Furnas. O texto cita a Associação como uma das instituições contempladas com recursos do “Programa Eletrobrás-Furnas Social 2013”, que garantirão aquisição de equipamentos e utensílios necessários ao funcionamento da agroindústria criada pelos associados. Confira o informativo, página 3. O núcleo ESF de Lavras, com o apoio de outros setores da UFLA, tem colaborado para que a agroindústria possa se estabelecer. No final de maio, agricultores da AQUI3P estiveram na Universidade para o primeiro de uma série de seminários de capacitação que buscarão prepará-los para trabalhar com o processamento dos alimentos. Na ocasião, os temas abordados foram “Processamento mínimo e cuidados com contaminação microbiológica” e “Qualidade de alimentos e higienização de maquinário”. O próximo treinamento será na área de panificação e ocorrerá em 4/7. A iniciativa faz parte do Projeto Marolo, pelo qual os ESF e os produtores buscam vias sustentáveis para o plantio, manejo, conservação e comercialização tanto do fruto característico do Cerrado brasileiro (e presente na região de Três Pontas), quanto de outros produtos. De acordo com ao coordenador do projeto, Tiago Henrique da Silva, com os seminários, pretende-se que o grupo esteja pronto para iniciar as atividades na agroindústria em agosto. Já o presidente da Associação, Osvaldo Júnior, chama atenção para o fato de que, entre os mais de 300 projetos contemplados por Furnas em todo o Brasil, o “Marolo” obteve destaque na publicação da empresa. O projeto conta com a parceria e apoio de entidades como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop/UFLA), as secretarias de Educação, Cultura e Agricultura de Três Pontas, a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAITP), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Grupython, Furnas Centrais Elétricas, além de núcleos de estudos ligados a departamentos da UFLA, como o de Agroecologia, Permacultura e Extensão (Neap), o de Energias Renováveis (Neer/UFLA) e o de Qualidade de Alimentos (Nuquali).

Em Lavras, as atividades dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) iniciaram-se em setembro de 2012 e são coordenadas pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Gilmar Tavares. Cerca de 30 alunos de diferentes cursos da instituição estão envolvidos nos projetos da ONG.