Colóquio de Física desta quarta (25/6) discutirá aleatoriedade e combinatória

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 26 Junho 2014 06:11 | Última Atualização: Terça, 24 Junho 2014 11:25
Dex“Uma conversa quase aleatória sobre o aleatório” é o que vai ocorrer no Colóquio de Física desta quarta-feira (25/6). Esse é o tema da palestra que será proferida pelo professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) Lucas Monteiro Chaves. As reflexões propostas a partir do tema podem subsidiar boas decisões estratégicas. Com início às 17h40, no Anfiteatro do DEX, o evento é aberto a alunos de todos os cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao público em geral. A organização dos colóquios, que ocorrem semanalmente, é feita pelos professores do DEX José Nogales e Karen Luz, com a colaboração da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física Laysa Gonçalves Martins. Um pouco do que será tratado durante esta edição do Colóquio Aspectos não muito intuitivos da aleatoriedade e da combinatória serão a base da conversa. Um exemplo é o problema das três portas: aquela situação em que um indivíduo está participando de um jogo, tendo diante de si três portas fechadas. Precisa escolher uma delas, sabendo que por trás de uma há um carro, e as outras duas escondem cabras. Ele faz a escolha pela porta “A”, que ainda não é aberta. O anfitrião – conhecedor do que há por trás de todas as portas – abre a de letra “B”, onde está uma cabra. Então pergunta ao jogador se gostaria de trocar de porta ou continuar com a “A”. Ao jogador cabe o dilema da decisão, que pode ser tratado sob o ponto de vista matemático, com bons resultados. Questões parecidas serão também abordadas pelo professor Lucas, como o paradoxo de Bertrand e o problema da secretária.