Cooperação UFLA-WUR: professora do DEN participou de eventos na Holanda
[caption id="attachment_39553" align="alignleft" width="249"]
Da esq. p/ a dir.: Joop c. van Lenteren, Jolein Smit, Peter de Jong e Vanda H. P. Bueno. Foto cedida pela professora Vanda Bueno.[/caption]
A professora do Departamento de Entomologia (DEN) Vanda Helena Paes Bueno esteve na Holanda em 5/6, onde participou de eventos na Universidade de Wageningen (WUR), instituição que mantém cooperação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A professora Vanda é coordenadora, no Brasil, do projeto 044/12 do Programa Capes/Nuffic, pelo qual ocorre intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e daquele país, contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível.
O evento que motivou a viagem foi a defesa da dissertação de mestrado da estudante holandesa Jolein Smit, que desenvolveu parte dos seus experimentos no Laboratório de Controle Biológico do DEN, a partir da cooperação entre as universidades. A professora Vanda orientou a estudante no Brasil e explica que a pesquisa envolveu a avaliação do comportamento e predação de um inseto predador de duas importantes pragas do tomate:
Bemisia tabaci (conhecida como mosca branca
) e
Tuta absoluta (conhecida como traça do tomateiro)
. Também participaram da defesa os professores da WUR Joop C. van Lenteren e Peter de Jong.
[caption id="attachment_39554" align="alignright" width="249"]
Da esq. p/ a dir.: profs. Marcel Dick, Vanda H. P. Bueno, Joop C. van Lenteren e Just Vlak. Foto cedida pela professora Vanda Bueno.[/caption]
De acordo com a professora do DEN, a cooperação entre as duas universidades garante o intercâmbio tanto de docentes quanto de discentes. Com a conclusão dos trabalhos de Jolein Smit, já se espera a vinda de outro estudante holandês para desenvolvimento de pesquisas na UFLA. “Dois estudantes daqui também já foram fazer o doutorado sanduíche na WUR por meio do programa Capes/Nuffic”, relata a professora. “O professor holandês Peter Wit é outro membro de WUR que já participou de um programa de colaboração, atuando no Departamento de Fitopatologia da UFLA”. A previsão é de que os trabalhos, amparados pelo Programa Capes/Nuffic, tenham prosseguimento até setembro de 2016.
Além da defesa da dissertação, outro evento que marcou a viagem foi a cerimônia promovida pelo Colegiado de Professores Titulares da WUR, durante o colóquio de despedida do professor Peter de Wit, que se aposentou. A professora Vanda representou a UFLA na solenidade.