Professores do DFP participaram de eventos internacionais

Publicado: Segunda, 07 Julho 2014 12:01 | Última Atualização: Quinta, 03 Julho 2014 14:19
29.05 internacionalizacaoCooperação em pesquisas, participação em eventos e intercâmbios são importantes passos para que a UFLA amplie seu reconhecimento internacional. Docentes do Departamento de Fitopatologia (DFP) têm se empenhado em atividades de internacionalização e, nos últimos meses, alguns deles participaram de missões no exterior. Os docentes Antônia dos Reis Figueira, Eduardo Alves e Maria Alves Ferreira estiveram na Universidade de Delaware na segunda quinzena de maio, apresentando pesquisas feitas no DFP e reforçando o convênio entre as duas instituições. A professora Antônia é coordenadora da UFLA da parceria entre as universidades. Além deles, uma missão de professores da UFLA participou de um simpósio, em Delaware, sobre questões globais, segurança alimentar, tendências na agricultura, ambiente e bioenergia no Brasil. Outra viagem feita nesse período foi a do professor Ludwig Heinrich Pfenning, que esteve em instituições da Alemanha e da Eslovênia, em maio. Na Technische Universitat Munchen – TUM (Munique, Alemanha) e no Agricultural Institute of Slovenia – KIS (Ljubljana/Eslovênia), ele ministrou palestras e discutiu projetos de pesquisa em taxonomia. De 25 de maio a 16 de junho, o professor José da Cruz Machado esteve na Universidade de Wageningen, na Holanda, como parte do projeto Capes Nuffic (pelo qual ocorre intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e Holanda) e ainda apresentação de trabalho em Simpósio Internacional da ISTA-UK. Para o coordenador do DFP, professor Flávio Medeiros, as ações de internacionalização do Departamento beneficiam toda a UFLA: “A contribuição é para a inserção internacional da UFLA, porque, além de docentes e discentes do DFP, há pós-graduandos de outros programas envolvidos em pesquisas, publicando e participando de eventos”.
Com informações de Mayck Barcelos – bolsista Ascom/DFP