Grupo de extensão de "Técnicas Alternativas de Resolução de Conflitos" iniciará fase prática de trabalho

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 09 Julho 2014 12:48 | Última Atualização: Segunda, 07 Julho 2014 14:37
grupo-tarcCriado em julho de 2013, o Grupo de Extensão de Técnicas Alternativas de Resolução de Conflitos (Tarc) completa um ano de atividades, iniciando neste momento a fase prática de seus trabalhos. A professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (DIR/UFLA) Fernanda Gomes e Souza Borges é quem orienta a equipe, com o objetivo de apresentar aos alunos e à comunidade (local e acadêmica) as possibilidades de resolução de conflitos por via extrajudicial, ou seja, sem a utilização do Judiciário, enfatizando o aspecto preventivo em relação às demandas judiciais. Depois de um período de formação teórica, subsidiado por estudos de autores da área - e também pela obra "Extensão ou Comunicação?", de Paulo Freire - as atividades práticas estão sendo iniciadas com um projeto-piloto nas imobiliárias de Lavras, por meio do qual serão aplicadas as técnicas alternativas de conciliação. Também houve um período de organização dos trabalhos e apresentação da proposta às imobiliárias da cidade. Para o psicólogo, estudante do 3º período de Direito e membro do grupo Flávio Sant’Ana, o projeto é de fundamental importância, pois permite o estudo teórico e o desenvolvimento prático das técnicas alternativas de solução de conflitos, diminuindo, assim, a grande quantidade de processos que lotam o judiciário. “Por trabalhar com Psicologia, acredito que esses métodos alternativos são bastante eficazes para atender às demandas das pessoas envolvidas, com menor custo e maior agilidade no alcance dos objetivos e soluções”, acrescenta o aluno. Integram o grupo de extensão estudantes dos cursos de Direito, Nutrição e Administração, além de um bolsista do programa institucional BIC Jr. As professoras do DIR Isabela Dias Neves e Maria das Graças Paula também participam do programa. Membros do grupo Amanda Costa Picelo, Ana Jéssica Soares Viana, Camila Tristão Borém, Fernanda Avelar de Resende Passos, Fernanda Nogueira Silva, Fernanda Santana Alvarenga, Flávio Carvalho Sant’Ana, Hortência Silva Antunes, Isadora Gonçalves Sena e Silva, Izabella Ribeiro e Garcia de Oliveira, José Cândido da Silva Neto, Mariana Tonelli Pereira, Raissa Lanieri de Souza Fernandes, Thaís Duque Maia e Vinícius Antônio Coelho Silva. Acompanhe os trabalhos pela página do Grupo no Facebook.
Com informações e fotografia de Samuel Furtado – bolsista Ascom/DIR.
box_extensao