Ufla e Fundecc apresentam minuta de Projeto de Lei de Planos Diretores

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 31 Julho 2007 21:00 | Última Atualização: Terça, 31 Julho 2007 21:00

Na próximo segunda-feira (06), a Universidade Federal de Lavras receberá um grupo de prefeitos, vereadores e representantes dos núcleos gestores da elaboração do Plano Diretor (PD) dos municípios de Aguanil, Cana Verde, Cristais, Perdões e Ribeirão Vermelho, para a apresentação da minuta do Projeto de Lei (PL) dos respectivos Planos Diretores, cuja elaboração está a cargo de uma equipe de professores dos Departamentos de Administração e Economia (DAE): Elias Rodrigues de Oliveira, Cristina Lélis Calegário, Luiz Carlos F. de Souza e de solos (DCS): Geraldo César de Oliveira, além de outros profissionais de Lavras, como os advogados Laércio Getúlio Machado e Luciano Siqueira Salim; a arquiteta Urbanista Luciana Barbosa de Abreu; o engenheiro agrícola Tiago Bernardes; a administradora Dariana Zanella Martinhago; e a estagiária de Biologia Maria Fernanda do Prado, sob a coordenação do professor Elias Rodrigues de Oliveira.

O evento contará com a participação de representantes da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e do Fórum das Instituições de Ensino Superior, de Pesquisa e Extensão da Região – Fórum-Lago, além de outros convidados.

O trabalho de elaboração do Plano Diretor desses municípios teve início em setembro de 2006 e tem como principal característica a participação da comunidade. Foram inúmeras reuniões nos municípios em que as comunidades (rural e urbana), juntamente com representantes do poder público municipal (Executivo, Legislativo e Judiciário) e da sociedade civil organizada, têm participado ativamente no levantamento dos problemas e das potencialidades municipais, sugerindo uma escala de prioridades nas ações da gestão pública de modo a possibilitar incremento no desenvolvimento local e de modo sustentável. A minuta do PL do Plano Diretor destes municípios constitui uma das últimas etapas do trabalho de elaboração, cujo término se dará com a protocolização do PL na Câmara Municipal, previsto para o final de agosto.

O evento acontecerá no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia, dia 6 de agosto, as 08h00.