Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Ônibus articulado da UFLA é novo meio de transporte interno no câmpus

Publicado: Terça, 29 Julho 2014 14:33 | Última Atualização: Segunda, 14 Julho 2014 12:16
SONY DSCDesde a segunda-feira (14/7/2014), a comunidade universitária conta com mais um meio de transporte: o ônibus articulado, já apelidado de “mamute”, começou a circular no câmpus da UFLA, fazendo os trajetos da Portaria Principal até o Departamento de Ciências Exatas (DEX) e até o Departamento de Zootecnia (DZO). Os itinerários e horários podem ser vistos neste arquivo. O serviço é gratuito e toda a comunidade universitária (professores, estudantes e técnicos administrativos) pode usufruir do transporte. Os horários das partidas, neste momento, permanecem os mesmos do “elefantinho” – ônibus que fazia o transporte de passageiros da Portaria até o câmpus novo. O ônibus articulado será utilizado em horários de maior movimento, enquanto o veículo menor continuará na ativa, mas em momentos em que o Setor de Transportes verificar uma procura menor. O modelo do ônibus articulado é um Viale BRT da empresa Marcopolo, com capacidade para 60 pessoas sentadas e mais de 50 de pé. Mede cerca de 19 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. O novo ônibus foi bem avaliado pelos passageiros: “Será bem mais eficiente durante os horários de pico”, considerou a estudante Daniele Aparecida Oliveira, do curso de Engenharia de Alimentos. Já o espaço interno foi o que chamou a atenção do estudante de Zootecnia Hugo Figueiredo: “É a primeira vez que entro no ‘mamute’. Ele oferece um espaço muito bom e creio que ajudará bastante os estudantes”. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, declarou que os esforços da Direção Executiva para a aquisição do ônibus valeram a pena: “O veículo traz mais conforto à comunidade acadêmica, pois vai diminuir a fila de espera. E também está pronto para atender a todos os passageiros: é inclusivo, adaptado para o transporte de cadeirantes”. Outro ponto destacado pelo reitor é o pioneirismo da UFLA na aquisição: “É o primeiro ônibus articulado para transporte interno utilizado em universidades federais, logo, somos um exemplo para as demais instituições”, lembrou. Qualidade nos serviços O reitor também ressaltou que o ônibus articulado é uma das medidas para melhorar a qualidade do ensino: “Temos obrigação em oferecer ensino, formação cidadã e ações sociais, como alojamento e alimentação. Com esse serviço de transporte, estamos indo além, demonstrando que nos preocupamos em oferecer o melhor para a comunidade universitária”. Porém, a construção de novas salas de aula e laboratórios, assim como a conquista de vagas para novos servidores, integra uma série de ações para que a UFLA mantenha seu processo de expansão com qualidade.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.