Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Colóquio de Matemática de hoje aborda cálculo da distância esférica entre dois pontos

Publicado: Quarta, 16 Julho 2014 06:36 | Última Atualização: Terça, 15 Julho 2014 07:49
Imagem de uma lousa branca com várias equações escritasA professora Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, do Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX), é a palestrante do Colóquio de Matemática que ocorre hoje (15), no Anfiteatro do DEX, às 17h50. Ela apresentará a palestra "Cálculo da distância esférica entre dois pontos". A trigonometria esférica estuda as propriedades geométricas dos triângulos que se formam sobre a superfície de uma esfera. Teve seu desenvolvimento a partir de necessidades práticas, principalmente ligadas à astronomia, agrimensura e navegação. O estudo da trigonometria esférica é importante, por exemplo, na navegação oceânica e aérea, na mecânica de satélites artificiais e na transmissão de rádio de grande alcance. Nessa palestra, será apresentada a forma de calcular a distância esférica entre dois pontos, que corresponde à menor distância medida sobre um arco de circunferência que une estes pontos. Um exemplo básico é a distância entre duas cidades quaisquer, como Lavras e Belo Horizonte.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção